Notícias


Estátua do Laçador, da capital gaúcha, já tem data para voltar para casa

Com o final do restauro previsto para início de 2022, o Monumento volta ao Sítio, na Avenida dos Estados, em 11 de janeiro
18/12/2021 Por Camejo | Eduardo Oliveira – Foto: Divulgação

Em restauração desde setembro deste ano, a Estátua do Laçador retorna para o seu local, na entrada da Capital Gaúcha, no dia 11 de janeiro. O retorno do Monumento acontecerá em duas etapas: a primeira delas é a recolocação no Sítio do Laçador, prevista para o dia 11 de janeiro. Em um segundo momento, já no Sítio do Laçador, a Estátua passa pela fase de intervenções finais e deve estar pronta para ser inaugurada ainda no mês de janeiro.

O Coordenador do Projeto Construção Cultural - Resgate do Patrimônio Histórico, do Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul, Zalmir Chwartzmann, reforça que a data leva em conta problemas graves que foram constatados na Estátua durante o restauro.

“Nossa previsão inicial era que fosse entregue aos gaúchos antes mesmo do natal, mas as condições da Estátua não permitiram. Depois de o Laçador ser aberto, se percebeu diversas rachaduras que durante a vistoria não tinham como ser detectadas. Nós vamos entregar para a cidade de Porto Alegre e para todo o Rio Grande do Sul um Monumento restaurado, seguro e que não deve precisar de intervenções por muitos e muitos anos. Nós, do Sinduscon, ficamos muito felizes em entregar essa estátua revitalizada para os gaúchos no ano em que se comemora os 250 anos de Porto Alegre”, reforça Chwartzmann.

A coordenadora técnica do projeto, Verônica Di Benedetti, explica quais processos foram determinantes para que o Laçador necessitasse de reparos mais extensos: “Dois pontos estavam com patologias mais graves, na parte inferior das pernas do Laçador e na parte superior, que vem desde a parte superior da cabeça e se prolonga até o pescoço. Só conseguimos visualizar melhor essas rachaduras quando a Estátua passou pelo processo de microjateamento. A partir do momento que foi limpo, se percebeu que as rachaduras eram de continuidade e se ligavam, apresentando um cenário pior do que o esperado. Ainda bem que ele está passando por essa intervenção agora, pois não sei dizer se há qualquer momento ele não estaria tombado no chão”, destaca a coordenadora.

A Prefeitura de Porto Alegre também está trabalhando na qualificação do Sítio, que deve receber a Estátua já revitalizado. Ainda, a prefeitura da Capital informou que o processo de adoção do espaço do Sítio do Laçador está em andamento e o prazo final para as propostas é o dia 5 de janeiro. Com isso, assim que o Laçador for recolocado no local, é possível que já tenha uma empresa escolhida para cuidar do espaço.

O restauro da Estátua do Laçador faz parte do Projeto Construção Cultural - Resgate do Patrimônio Histórico, promovido pelo Sindicato dos Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) e pela Associação Sul Riograndense da Construção Civil. O projeto tem patrocínio da Gerdau e da Sulgás e conta com o apoio da JOG Andaimes, Elevato, Ministério Público do Rio Grande do Sul e Phorbis Empreendimentos Imobiliários.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS