Notícias


OSPA encerra temporada 2021 com “Bolero” de Ravel, trechos de óperas e canções na voz da cantora Lina Mendes, neste sábado, dia 18

Concerto terá regência de Evandro Matté e participação do Coro Sinfônico da OSPA
15/12/2021 Assessoria de Comunicação | Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) – Foto: Divulgação

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), encerra a temporada 2021 com um grande concerto que reúne orquestra, Coro Sinfônico da OSPA e a renomada soprano fluminense Lina Mendes neste sábado, dia 18 de dezembro, às 17h.

A regência será do maestro e diretor artístico Evandro Matté, que conduzirá um repertório à altura das grandes festas de final de ano. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube. O ingresso pode ser trocado por 1kg de alimento não perecível a partir do dia 16 de dezembro (veja detalhes no serviço abaixo).

No repertório, o maestro Evandro Matté destaca árias de óperas famosas, canções natalinas e uma grande favorita do público: “Bolero”, de Maurice Ravel. Estreada em 1928, a peça consiste em uma melodia que é sempre repetida. O gradativo aumento dos instrumentos e de volume desemboca em um final grandioso.

“Estamos muito felizes com esse concerto de encerramento porque foi um ano difícil em que a todo momento tínhamos que ajustar a programação em função daquilo que a pandemia nos permitia. Vamos apresentar um programa diversificado, que nos traz muita esperança de que em 2022 tudo volte à normalidade”, reflete Matté.

O programa inclui árias muito conhecidas, como “Quando m'en vo' soletta”, da ópera “La Bohéme”, de Puccini, “Je Veux Vivre”, da ópera “Romeu e Julieta”, de Gounod, e “Meine Lippen”,  da opereta “Giuditta”, de Franz Lehár. Para interpretá-las, a OSPA convidou a soprano Lina Mendes, reconhecida como um grande talento do cenário lírico, atuando nas mais importantes salas de concerto e ópera do Brasil e do Exterior.

Nas duas últimas canções do concerto, Lina ganhará a imponente companhia do Coro Sinfônico da OSPA. Trazendo a espiritualidade característica das festas de final de ano, Coro, cantora e orquestra interpretam o hino gospel “Oh! Happy Day”, de Edwin Hawkins, e “Hallelujah”, sucesso do cantor canadense Leonard Cohen. Cerca de 40 cantores estarão presentes, cantando a partir dos balcões que ficam ao lado do palco.

“Estou muito feliz por estar com a OSPA e levar, por meio da música, uma mensagem de esperança e alegria em tempos tão difíceis”, comenta Lina Mendes.

Após este concerto, orquestra e coro sinfônico entram em recesso, sem apresentações nos meses de janeiro e fevereiro.

Visita segura

A OSPA segue as orientações do Governo do Estado do RS relativas à pandemia da Covid-19, que incluem ocupação reduzida da Sala Sinfônica, disponibilização de álcool gel aos visitantes, distanciamento social nos espaços de passagem e na ocupação das poltronas. Visitantes devem usar máscara durante todo o concerto.

Sobre Evandro Matté (regente)

É diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da Orquestra Theatro São Pedro e do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Desde 2006, atua como regente e, como convidado, já esteve à frente de orquestras de Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.
 
Sobre Lina Mendes (solista – soprano)

Nascida em Niterói (RJ), Lina Mendes atua regularmente nos principais palcos brasileiros e europeus. Ganhou o Prêmio Jovem Talento da Revista Concerto 2014. Integrou a Accademia Teatro Alla Scala e o Centre de Perfeccionament del Palau de les Arts, onde interpretou Musetta em "La Bohème" e Ilia em "Idomeneo". Trabalhos recentes incluíram a nona sinfonia (Beethoven) no TMSP, sob regência de Roberto Minczuk. Na Sala São Paulo, solou a oitava sinfonia de Mahler sob regência de Marin Alsop e "Pulcinella" sob regência de Roberto Tibiriçá. No Theatro São Pedro (SP), solou a quarta sinfonia de Mahler, com regência de Stefan Geiger. Interpretou Valencienne na opereta "A Viúva Alegre" (Lehar), no TMSP e protagonizou o musical "O Fantasma da Ópera", como Christine Daaé, em 2018/19, no Teatro Renault. Recentemente, participou da Série Música de Câmara da Sala Cecília Meireles, no RJ, interpretando os Quartetos Vocais de Schumann e Brahms e em Belo Horizonte, solou no "Stabat Mater" de Pergolesi, sob regência de Silvio Viegas, no concerto de retomada do Palácio das Artes.

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)

Série Casa da OSPA – Concerto de Encerramento da Temporada 2021

Quando: 18 de dezembro de 2021, às 17h. Abertura das portas: 16h.

Onde: Casa da OSPA (Centro Administrativo Fernando Ferrari – Av. Borges de Medeiros, 1.501), Porto Alegre, RS.

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível. Bilheteria on-line*: uhuu.com, de quinta-feira (16), às 12h, até sexta-feira (17), às 11h59. Entrega do alimento no dia do concerto. Bilheteria na Casa da OSPA*: sexta-feira (17) e sábado (18), das 12h às 17h. Entrega do alimento ao retirar o bilhete.

*Acompanhe a disponibilidade de ingressos pelas redes sociais e pelo site ospa.org.br. Há limite de dois ingressos por CPF.

Estacionamento: gratuito, no local. Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.

Acessibilidade: a Casa da OSPA oferece acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e programas em braile.

Na internet: ao vivo, gratuitamente, em youtube.com/ospaRS e pela plataforma culturaemcasa.com.br

Informações para o público: (51) 3288-1507 e 98608-0141, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS