Notícias


Postes de Caxias do Sul serão grafitados com poesias produzidas por crianças e adolescentes

As crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Ampliando Horizontes são os responsáveis pelos textos que serão grafitados
14/12/2021 Ascom Ministério Público – Foto: Divulgação

Com o financiamento do Ministério Público em Caxias do Sul e recursos vindos de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), o projeto Poesia de Rua terá sua primeira etapa realizada nesse sábado, 11 de dezembro, das 9h às 12h, com o objetivo de reforçar a importância em avançar territórios de forma fraterna, sendo protagonista, mas com uma proposta de harmonia através das cores e das poesias.

As crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Ampliando Horizontes são os responsáveis pelos textos que serão grafitados na Rua Irma Valiera, no Bairro São Pelegrino. A realização do projeto é de autoria da ONG Vivacidade e do rapper caxiense Chiquinho Divilas.

O promotor de Justiça Adrio Gelatti acredita que o Poesia de Rua demonstra que ações criativas podem trazer autoestima para as crianças de uma comunidade atingida pela estigmatização social. “Acompanhar a oficina de poesia com as crianças do Euzébio Beltrão de Queiróz foi extremamente gratificante e emocionante! É daqueles momentos inspiradores e que trazem o alento da esperança de um mundo melhor para elas. A inserção social decorrente de ações urbanísticas que conjugam sensibilidade e cuidado com a infância é o caminho para uma cidade mais humana”, complementa.

As oficinas que resultaram na produção das poesias foram realizadas por Chiquinho nos dias 30 de novembro e 2 de dezembro, enquanto a artista Fernanda Rieta, da Fluência Casa de Hip Hop, será responsável por organizar os desenhos e rimas nos postes.

A proposta é estabelecer uma conexão entre a rua Irma Valiera e o bairro Euzébio Beltrão de Queiroz através da ocupação do espaço público com a arte fruto da criatividade das crianças.

“Questionei se eles topavam subir a rua do bairro e contribuir para um novo significado, disponibilizando nossas mensagens e cores nos postes rua Irma Valiera, e a resposta foi sim”, afirma o rapper.

A inspiração por trás do Poesia de Rua e a ideia de grafitar os postes com poesias vêm do projeto Rua dos Escritores, promovido pelo Centro Integrado de Desenvolvimento (CID), em Porto Alegre, onde os postes são pintados com imagens de escritores brasileiros.

O presidente do Vivacidade afirma que “o objetivo é ocupar o espaço público com arte como forma de criar alternativas de movimentação de pessoas na rua Irma Valiera, integrando de forma mais efetiva essa rua aos bairros adjacentes, como o Beltrão de Queiroz e o São Pelegrino”, ao ressaltar a crença da ONG no poder das ruas e em ações que mobilizem os moradores a se apropriarem dos espaços de sua cidade, promovendo o sentimento de pertencimento e garantindo maior segurança.

Nas oficinas, foram desenvolvidas duas atividades que resultaram em dezenas de poesias. As palavras mais utilizadas foram: Favela linda, Paz, União, Sonhar, Coração. Neste sábado, elas sairão das mentes das crianças e dos adolescentes e irão para o lugar onde poderão ser vistas por todos: a rua. Dessa forma, todos que assinam o projeto acreditam que se constrói um lugar mais vivo, humano e repleto de paz.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS