Notícias


Museu Julio de Castilhos inicia restauro da carruagem que pertenceu a Carlos Barbosa

Trata-se de uma carruagem tipo Landau ou landó, de quatro rodas, leve e suspensa por molas
14/12/2021 Por Ascom | MJC – Foto: Divulgação / MJC

O Museu Julio de Castilhos, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), iniciou o restauro da carruagem que pertenceu ao médico pelotense Carlos Barbosa -  presidente do Estado do Rio Grande do Sul, no período entre 25 de janeiro de 1908 a 25 de janeiro de 1913. A peça ocupa lugar de destaque na área que interliga as duas edificações que compõem o Museu, local onde passou a ser exposto em 1998.

Trata-se de uma carruagem tipo Landau ou landó, de quatro rodas, leve e suspensa por molas, com os bancos de passageiros de frente um para o outro e com a capota rebaixável. Esse tipo de veículo puxado por cavalos foi produzido pela primeira vez na cidade francesa de  Landau, daí a origem do nome. Mais adiante, a Ford desenvolveria um automóvel no mesmo estilo. Era um luxo a que se permitiam somente as famílias mais abastadas.

 A longa exposição aos raios ultravioleta que a  carruagem sofreu durante  os últimos 23  anos foi responsável pelo estado de deterioração em que se encontra hoje. A total destruição do couro da capota, desbotamento e rompimento de fibras do banco do cocheiro e oxidação das partes cromadas, bem como o desbotamento geral da pintura, foram determinantes para que a direção do Museu a incluísse entre as prioridades de restauração de acervo, previstas no Programa Avançar na Cultura, através do qual serão investidos R$ 79.138,00 (setenta e nove mil cento e trinta e oito reais). Os serviços serão executados por restauradores formados pelo Curso de Conservação e Restauro da UFPel, vinculados à empresa Leo Giovani Gadachi, de Canoas.

A carruagem, pertencente ao acervo do Museu Julio de Castilhos, por pouco não foi vendida para um colecionador de São Paulo, já que após a morte de Carlos Barbosa (1923), sua filha e herdeira a vendeu a um antiquário. Contudo, por se tratar de um veículo que havia sido utilizado por um presidente do RS, o deputado Guido Mondim, fez intensa mobilização na Assembleia Legislativa e conseguiu sensibilizar Borges de Medeiros, que adquiriu a peça. Inicialmente, a carruagem serviu ao governo do RS fazendo o transporte de convidados, como o Embaixador da Itália, que veio ao estado visitar as obras do Palácio Piratini e foi conduzido no veículo desde o Grande Hotel.

Restauro

O tempo de restauro está estimado em 90 dias, sendo possível aos visitantes acompanhar algumas etapas, que ocorrerão no próprio Museu, como o tratamento da madeira, pintura e reintegração de partes faltantes. A capota e assentos em couro serão feitas no ateliê da empresa de restauro por conta da necessidade do uso de máquinas, equipamentos e de mais espaço para a realização do serviço.

Em março de 2022, o MJC pretende apresentar a carruagem restaurada, instalando-a no hall da Casa de Julio de Castilhos, de modo a protegê-la da ação impiedosa do sol e da alta temperatura.  

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS