Notícias


Empresa Souza Cruz reúne cerca de 100 produtores em Camaquã

Produtores conheceram soluções de preparo do solo, canteiro padrão, fertirrigação e alternativas de mecanização para o tabaco estufa
04/12/2019 FSB Comunicação / Nayana Arruda – Foto: Gelson Pereira
Anterior Próximo

Cerca de 100 produtores da região de Camaquã (RS) participaram, na quinta-feira, dia 28 de novembro de 2019, do Seminário de Difusão de Tecnologias da Souza Cruz.

O evento foi exclusivo para produtores que fazem parte do Sistema Integrado de Produção de Tabaco, um modelo de produção criado pela Souza Cruz que suporta mais de 20 mil produtores em todas as fases da cultura do tabaco, disponibilizando assistência técnica gratuita, orientação sobre gestão e acesso as mais novas tecnologias de produção.  

De acordo com o Gerente de Difusão de Tecnologias da Souza Cruz, Paulo Favero, todas as tecnologias apresentadas no seminário têm “o objetivo de gerar soluções para o produtor, como o aumento de produtividade, redução de custo e melhoria da qualidade do tabaco”.

Ainda segundo ele, “essas tecnologias também são importantes para que o produtor respeite o meio ambiente e assegure que a sua propriedade esteja nos mais altos níveis de sustentabilidade”.

O casal Marcos Rogério Konflanz e Cândida Alana, da localidade Chácara Velha, foi o anfitrião do evento e destacou que a utilização da tecnologia na produção tem sido positiva.

“Desde que adotamos a tecnologia da irrigação por gotejamento temos visto resultados excelentes, mesmo em momentos de estiagem. Estamos felizes com esses seminários, porque as novidades trazidas pela Souza Cruz sempre melhoram a qualidade da produção”, comenta o casal.

Participaram do seminário o vice-prefeito de Camaquã, Jair Martins, o secretário de Agricultura de Camaquã, Abner Dillmann, representantes do EMATER, além de autoridades de municípios vizinhos e empresários locais. Todos foram apresentados a soluções preparo do solo, canteiro padrão, fertirrigação e alternativas de mecanização para o tabaco estufa.

“É sempre um prazer participar desses seminários oferecidos pela Souza Cruz. Aprimorar o conhecimento técnico do produtor impacta diretamente na vida financeira, na qualidade de vida e ainda representa melhorias para o município.”, afirma o vice-prefeito.

O investimento da Souza Cruz em inovações tecnológicas faz parte de sua história centenária no campo. Em 1995, a empresa introduziu a informatização no campo por meio dos orientadores agrícolas. Anos mais tarde, em 2009, financiou e subsidiou parte do valor de computadores para mais de 11 mil produtores integrados.

Em 2013, estreitou ainda mais o relacionamento com o produtor integrado, através do site Portal do Produtor Souza Cruz. Em 2016, foi criada a área Difusão de Tecnologias, com o intuito de difundir as melhores tecnologias no campo, com uma equipe dedicada.

De 2017 para cá, desenvolveu ferramentas digitais para otimizar e tornar ainda mais eficiente o dia a dia do produtor e da empresa, como o Farmer Sustainability Management (FSM) que monitora aspectos de sustentabilidade, e desenvolveu ferramentas que facilitam a gestão da safra, simulação de desempenho econômico da propriedade, além de inserir a assinatura eletrônica no campo.

MAIS NOTÍCIAS