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Ligia Costa lança em Porto Alegre o livro 'Líder Humano Gera Resultados'

Publicado pela Editora Gente, o livro foi lançado na quarta-feira, 1º, a partir das 18h, no Nau InSpace
04/12/2021 MXP Comunicação – Foto: Divulgação

O burnout, também conhecido como síndrome do esgotamento profissional, afeta 32% dos trabalhadores brasileiros. Somem-se a isso os transtornos mentais que, progressivamente, têm afastado profissionais de suas funções nas empresas. Esta realidade, presente no ambiente corporativo, é esmiuçada pela executiva Ligia Costa em Líder humano gera resultados.

Publicado pela Editora Gente, o livro foi lançado na quarta-feira, 1º, a partir das 18h, no Nau InSpace, em Porto Alegre. Repleto de depoimentos e cases de sucesso, a publicação parte de um panorama de crises para discutir a importância de lideranças mais inclusivas e compassivas para a saúde corporativa, tendo como consequência resultados positivos para as empresas.

A constatação de que as empresas chegaram ao auge da desconexão, da falta de significado e da superficialidade no mundo corporativo levou Ligia Costa a escrever Líder humano gera resultados. “Inegavelmente, existe uma crise de consciência entre os gestores”, afirma a autora. Como consequência, segundo ela, as “relações tóxicas, motivadas por líderes tóxicos”, têm levado muitos profissionais, acometidos por transtornos mentais, a se afastarem do trabalho.

Embasado em levantamentos, o livro mostra que, em 2019, a Gallup Brasil, em uma pesquisa com 12 mil funcionários, já reportava que 48% dos executivos sentiam exaustão “às vezes ou sempre” em seu ambiente de trabalho.

Com base na Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo IBGE, a publicação destaca também que 16,3 milhões de pessoas com mais de 18 anos têm depressão no Brasil. No caso do burnout, 32% dos trabalhadores brasileiros são afetados por esta síndrome do esgotamento profissional que se instaura em situações de exaustão no ambiente profissional, segundo a Stress Management Association.

“Este cenário comprova que as pessoas precisam mudar e, por esta razão, existe este livro. A necessidade de transformação do líder humano é urgente”, reforça Ligia Costa. Para a autora, a mudança envolve atitudes e escolhas. Mas não apenas isso. “É preciso que haja uma mentalidade estratégica ampliada por parte das empresas e o desenvolvimento da humanidade, presença, coragem, inclusão, interconexão e compaixão, competências fundamentais desse novo líder”, destaca.

Além de reflexões profundas, a autora propõe ao leitor, seja ele gestor ou colaborador, a realização de vários exercícios. São práticas de meditação, com instruções no próprio livro ou acessadas por QR Code no site da publicação. Há também escritas reflexivas baseadas no Journaling, técnica utilizada para escrever “sem filtros”. Ligia propõe ainda a “multiplicação da conversa”, que consiste em dialogar com as equipes, sugerir o debate a partir das redes sociais e exercitar a mentoria.

Sobre Ligia Costa

Ligia Costa é formada em Marketing, com pós-graduação em Gestão Organizacional e Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP). A experiência adquirida em atuações destacadas na LucasArts, de George Lucas, no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e cargos executivos em empresas brasileiras e multinacionais, entre elas Brasil Telecom e Yahoo, onde liderou equipes em oito países da América Latina como executiva regional, coloca a profissional à frente da Thank God it’s Today, agência que prepara líderes por meio do desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Também é professora na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/ESSP).

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