Notícias


Rosane Ávila Roxo é indicada para receber o Título de Cidadã Camaquense

Sugestão foi apresentada pelos Vereadores Mazinho e Luciano Delfini
27/08/2019 Por Redação do Portal de Camaquã – Foto: Rosane Roxo / Divulgação

Foi lido no expediente da 124ª Sessão Ordinária do Poder Legislativo de Camaquã, o Projeto de Decreto Legislativo nº 1 de 2019, de autoria dos Vereadores Mazinho e Luciano Delfini.

O projeto outorga à Sra. Rosane Ávila Roxo o Título de Cidadã Camaquense, conforme está previsto nos arts. 185 a 187 do Regimento Interno da Câmara de Vereadores.

De acordo com o § 1º do art. 185, o título de cidadão camaquense será concedido à pessoa não nascida em Camaquã, mas que reside no município há dez anos e em razão da prestação de serviços relevantes sobre qualquer aspecto.

Sobre a Sra. Rosane

Em anexo ao projeto, foi apresentado um breve resumo da biografia, conforme segue abaixo:

Rosane Ávila Roxo nasceu em 15 de abril de 1956 em Porto Alegre e, em 1972, veio residir em Camaquã.

Nos primeiros anos de casada, dedicou-se a criação dos filhos e na supervisão da construção da casa própria, uma paixão que a acompanha deste então, adora projetar e acompanhar as construções e reformas. Sempre possuiu muito jeito, facilidade e bom gosto em trabalhos manuais como tricô, crochê, bordado e até pintura de casa.

Com a aposentadoria de seu pai, para ajudá-los, os trouxe para morar em sua residência, e como possuía dom em trabalhos manuais, Rosane montou junto com o seu pai, uma malharia, nos fundos de sua casa, onde foram confeccionadas diversas roupas.

Com o passar dos anos, foi vendida a malharia e investiram numa chácara, onde produziam hortifrutigranjeiros, além de criarem porcos. Toda a produção era trazida para a cidade no caminhão que Rosane mesmo dirigia para ser comercializado na fruteira da família.

Sua irmã ficou viúva, e junto com seus filhos, mudaram-se também para Camaquã. Nesta época, voltaram com a malharia, e junto com a sua irmã, promoveram desfiles de amostra de suas confecções.

Em 1989, com a aposentadoria do seu sogro, Rosane Roxo assume a direção da empresa, que na época trabalhava como fruteira, floricultura e distribuidora de hortifrutigranjeiro e que contava com nove colaboradores.

E assim começou a trajetória de Rosane Ávila Roxo na empresa Roxo. Inovando com a sua criatividade, crescendo com o seu empreendedorismo, e sempre tendo os filhos como sócios e suporte na empresa, passando de fruteira para uma loja de conveniência, e posteriormente, um minimercado, aumentando o seu quadro para 18 colaboradores.

Em 2001, começaram as grandes perdas em sua vida, com a morte de seu grande apoiador, seu pai Wilmar, e em 2003 passou pela perda repentina de sua irmã. Neste mesmo ano, a empresa mudou-se para um novo prédio, quatro vezes maior que o prédio anterior, tornando-se um supermercado, com 39 colaboradores. Em menos de um ano, o espaço já estava pequeno.

Em 2006, Rosane recebe o convite da AGAS (Associação Gaúcha de Supermercados) para ser representante da entidade na região.

Ano a ano e com muito trabalho e dedicação, os negócios foram prosperando e houve a necessidade de adquirir outras áreas para a ampliação do supermercado. Começaram então as longas negociações com proprietários de terrenos vizinhos, até adquirirem num período de 10 anos, 8 terrenos em torno do prédio principal.

Em 2017, foi dado mais um importante passo, a empresa Roxo compra a antiga Guaíba Arroz, uma área de 50.000 m², abrindo um novo horizonte de opções para investimentos. E, nesse mesmo ano, a empresa começou a explorar novos ramos com a inauguração do Roxo Café Bar, espaço pensando para atender as necessidades da comunidade camaquense.

Após um ano de inauguração da cafeteria, em 2018, é inaugurado o espaço Roxo Gourmet, trazendo uma proposta diferente de restaurante para Camaquã. Ainda em 2018, se concretiza um sonho antigo, e após mais de nove anos de negociação, adquirem o terreno da antiga empresa Discauto, dando início a revitalização desta área com a instalação de um amplo estacionamento.

Ao longo de 53 anos de história, Rosane está a 30 anos a frente da empresa que passou por inúmeras reformas, e vem constantemente evoluindo para melhor atender a comunidade camaquense e região.

Atualmente, o grupo Roxo é composto pelo supermercado Roxo Centro de Compras, Roxo Café Bar e restaurante Roxo Gourmet, contando com 380 colaboradores e uma área de venda em torno de 3.000 m².

Rosane Roxo está na direção da empresa como sócia-diretora, junto com seus dois filhos, Alexandre e Alex, e suas noras, Carla e Daiane.

Tramitação do Projeto

A indicação dos nomes para receber os títulos de “Cidadão Camaquense”, “Cidadão Camaquense Benemérito” e Camaquense Honorário, é realizada pelos vereadores entre os meses de março e junho.

No mês de julho, o Colégio de Líderes da Câmara se reúne e analise todas as sugestões realizadas e delibera sobre a aprovação ou não dessas indicações.

Aprovada a indicação, o vereador autor encaminha o projeto de decreto legislativo com o texto final. O projeto é lido e encaminhado para ser apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça. Assim que recebe parecer, é incluído em duas sessões, em discussão e votação.

Após a aprovado do projeto, o Presidente do Poder Legislativo agendará uma sessão solene para realizar a entrega do título.

MAIS NOTÍCIAS