Notícias


Reuniões, em Rio Grande, visam a manutenção dos leitos psiquiátricos da Santa Casa

"Queremos qualificar o atendimento em saúde mental, não podemos perder leitos", apontou o diretor do núcleo de psiquiatria do Simers
28/11/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: Victor Franciscatto

Durante a tarde da quarta-feira, dia 24 de novembro, o deputado estadual Dr. Thiago Duarte participou de reuniões em conjunto com o diretor do núcleo de psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Dr. Fernando Uberti, com o presidente do Sindicato dos Médicos de Rio Grande (Simerg), Marco Antônio de Freitas e com os médicos psiquiatras Dr. Luiz Carlos Illafont Coronel, que é secretário adjunto da região sul na Associação Brasileira de Psiquiatria, e com o Dr. Adib Husein e o Dr. Lino Zanatta, buscando a manutenção das atividades desenvolvidas no Hospital Psiquiátrico da Santa Casa de Rio Grande.

Prefeitura de Rio Grande

Na prefeitura do município de Rio Grande a comitiva foi recebida pelo Prefeito Fábio Branco e pela secretária de saúde Zelionara Pereira Branco, que se colocaram à disposição para construir em conjunto com as entidades médicas a manutenção do atendimento em saúde na área onde hoje está o Hospital Psiquiátrico da Santa Casa de Rio Grande, para que não ocorra o fechamento da estrutura de saúde. 

"A ideia é que possamos ocupar o hospital e transformá-lo em um centro de referência para a região", destaca o Pref. Fábio Branco sobre a possibilidade da prefeitura assumir a estrutura da Santa Casa. O prefeito ainda ressalta que é preciso haver viabilidade financeira capaz de garantir a sustentabilidade da operação. "A prefeitura não tem como manter sozinha o hospital aberto", aponta o prefeito.

"Queremos qualificar o atendimento em saúde mental, não podemos perder leitos", apontou o diretor do núcleo de psiquiatria do Simers, Dr. Fernando Uberti, sobre a possibilidade de fechamento dos leitos de psiquiatria da Santa Casa de Rio Grande.

O deputado Dr. Thiago Duarte destacou a carência de leitos psiquiátricos no RS. "O que me preocupa é a carência de leitos, na minha vivência os hospitais fechados não voltam a reabrir seus leitos e não podemos permitir que isso aconteça em Rio Grande". O deputado Dr. Thiago sugere a busca de uma alternativa conjunta para que se tenha a viabilidade econômica que possa manter a Santa Casa de Rio Grande de portas abertas.

Universidade Federal de Rio Grande

Na Universidade Federal do Rio Grande (Furg) o deputado Dr. Thiago Duarte, o Dr. Fernando Uberti e o Presidente do Sindicato dos Médicos de Rio Grande (Simerg), Dr. Marco Antônio de Freitas, foram recebidos pelo reitor, professor Danilo Giroldo, que se colocou à disposição para auxiliar na manutenção dos serviços do hospital. 

"A universidade pode se colocar à disposição para assumir a estrutura" destacou o reitor sobre a possibilidade de transformar a Santa Casa em hospital universitário. "Outra possibilidade é termos uma gestão conjunta com a prefeitura" apontou o diretor que ainda destaca que a Santa Casa sempre auxiliou a universidade em momentos críticos quando ocorreram casos de alunos e professores em surto. "Nosso pró-reitor já teve que entrar no mar para salvar um aluno que estava em surto tentando se matar e a Santa Casa acolheu e atendeu muito bem este caso", lembrou o reitor.

Por fim, o deputado Dr. Thiago Duarte participou da assembleia convocada pelo Simers e Simerg, através do Dr. Fernando Uberti (Simers) e do presidente do Sindicato dos Médicos de Rio Grande (Simerg), Dr. Marco Antônio de Freitas, juntamente com os médicos psiquiatras da Santa Casa em que a pauta foi a manutenção dos cerca de 30 leitos psiquiátricos do hospital Santa Cada de Rio Grande, para debater as questões levantadas nas reuniões na Furg e na Prefeitura, e os próximos passos para a viabilização da manutenção dos leitos.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.  

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.  

YOUTUBE - Cadastre-se no canal do Portal de Camaquã e fique atualizado com as últimas novidades.   


MAIS NOTÍCIAS