Notícias


Vice-prefeito de Pelotas prestigia inauguração da Regional Sul do Conselho de Arquitetura

Sede foi instalada na Praça Coronel Pedro Osório, 100/102, esquina com a rua Félix da Cunha
02/12/2019 Ascom Prefeitura de Pelotas / Daiane Santos - Fotos: Michel Corvello

Na tarde da sexta-feira, dia 29 de novembro de 2019, o vice-prefeito Idemar Barz acompanhou a inauguração da sede regional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS – Regional Sul).

Atualmente, mais de 1,1 mil arquitetos e urbanistas de 38 municípios das regiões Sul e Campanha integram o Conselho, somando 159 escritórios cadastrados, que emitiram cerca de 6,5 mil Registros de Responsabilidade Técnica (RRTs) apenas no primeiro semestre deste ano.

Segundo Idemar, a vinda do CAU/RS para Pelotas é uma prova da importância da Zona Sul para o setor. “A sociedade precisa desses profissionais, que garantem a beleza, integridade e segurança das construções.”

Na ocasião, o presidente do Conselho, Tiago Holzmann da Silva, reafirmou o compromisso da entidade com os arquitetos do estado.“A Regional Sul servirá como espaço de apoio para o CAU Mais Perto e para as atividades institucionais e de fiscalização, ajudando ainda a aprofundar a parceria com o Poder Público e demais entidades e faculdades da região", disse Silva.

Além do vice-prefeito, prestigiaram a inauguração os secretários de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Gilmar Bazanella; de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), Jacques Reydams; de Cultura (Secult); Giorgio Ronna; e de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), Ubirajara Leal; além do prefeito de Piratini, Vitor Ivan Rodrigues (PDT), e de representantes do Conselho de Engenharia e Agronomia (CREA) e das universidades.
A sede

A sede do Conselho foi instalada na Praça Coronel Pedro Osório, 100/102, esquina com a rua Félix da Cunha, na conhecida “Casa da Banha”. O sobrado, construído entre 1830 e 1835, foi tombado em 1999 e integra o Centro Histórico de Pelotas, considerado Patrimônio Material Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan).

Recentemente restaurado, serviu de Quartel General, durante a Guerra dos Farrapos, em 1836; Câmara Municipal, em 1870; e recebeu a redação do Diário de Pelotas, em 1889.

Municípios

As regiões Sul e da Campanha abrangem 38 municípios: Aceguá, Amaral Ferrador, Arambaré, Arroio do Padre, Arroio Grande, Bagé, Caçapava do Sul, Camaquã, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Cerro Grande do Sul, Chuí, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Herval, Hulha Negra, Jaguarão, Lavras do Sul, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Sentinela do Sul, Tapes, Tavares e Turuçu.

MAIS NOTÍCIAS