Notícias


Prefeitura de Porto Alegre lança programa de formação em hortas urbanas

O projeto tem como foco a educação alimentar e nutricional
26/11/2021 Ascom Prefeitura de Porto Alegre – Foto: Cristine Rochol / Divulgação

Incentivar a criação e o cuidado com hortas comunitárias é a proposta da Formação em Hortas Urbanas, lançada numa  parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater.

As aulas têm como foco a educação alimentar e nutricional, os cuidados com a saúde, contato social, desenvolvimento cognitivo e motor e são direcionadas à população idosa e aos agentes da assistência social.

A primeira turma, composta por 22 pessoas das instituições de longa duração e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), reúne-se nesta sexta-feira, 26, das 9h às 12h, no Centro Agrícola Demonstrativo da SMDET (rua Bérico Bernardes Galego, 2939) e no dia 3 de dezembro, na Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro, no mesmo horário.

No futuro, a proposta é abrir novas turmas ao público mediante inscrição. Para coordenadora da Unidade de Segurança Alimentar da SMDS, Carolina Breda, a proposta das oficinas é levar o conhecimento ao maior número de pessoas. “Queremos formar multiplicadores que incentivem a agricultura urbana e também doméstica, gerando interesse pelo consumo de alimentos mais saudáveis e acessíveis a todos”, explica Carolina.

A capacitação busca também a participação de idosos. Dar prioridade para a população idosa é uma forma de estimular o movimento do corpo e a interação social dessa população. Segundo o coordenador de Direitos do Idoso, Raphael Ramalho, incentivar que eles se tornem multiplicadores deste conhecimento também agrega na autonomia.

"Além de fortalecer a saúde física e mental, o envolvimento com horta proporciona outras vantagens. Grupos que cultivam hortas comunitárias costumam estreitar laços, favorecendo a integração social e a autoestima", destaca Ramalho.

WHATSAPP - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

TELEGRAM - Cadastre-se no Grupo de Notícias do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link. 

MAIS NOTÍCIAS