Notícias


Empreendedores gaúchos apontam melhora no ambiente de negócios

Pesquisa do Sebrae RS indica que avanço da vacinação e remodelagem nas empresas contribuem para retomada da economia
25/11/2021 Assessoria de Imprensa Sebrae RS – Foto: Divulgação

O ambiente empreendedor está definitivamente em uma trajetória ascendente de fortalecimento e retomada dos negócios rumo ao final do ano no Estado. É o que indica o Sebrae RS. Segundo estudo da organização, dois em cada três empresários (63%) percebem melhora nos seus negócios. Na comparação com o período pré-pandemia - fevereiro de 2020 -, 19% indicam ter retornado ao mesmo nível de atividade econômica enquanto outros 19% dizem ter ultrapassado a marca.

Os resultados são da 17ª edição da Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios na Crise, a qual ouviu 404 respondentes entre os dias 14 e 31 de outubro, com nível de confiança de 95%. Conforme a pesquisa, para 37% dos negócios que ainda não retornaram as atividades no nível pré-pandemia, o tempo estimado para a recuperação é entre 6 e 12 meses.

No que diz respeito à busca por financiamento, uma em cada quatro empresas buscaram crédito sendo 69% com a finalidade de pagar as contas ou dívidas enquanto, para 29% o objetivo era compra de estoque. O valor médio obtido foi de R$ 70.153,85.

No que diz respeito ao faturamento das empresas, o estudo aponta uma retomada gradual dos rendimentos com maior percentual de empresas sinalizando aumento e estabilidade no faturamento.

Para 22% dos entrevistados o faturamento apresentou aumento no mês de outubro (em setembro o número era de 21%). Com o mesmo viés positivo, enquanto em setembro 41% das empresas indicaram redução no faturamento, o índice caiu para 32% em outubro.

Outro dado da pesquisa revela a tendência por atualização: duas em cada quatro empresas afirmaram que remodelaram suas atividades após o início da pandemia. O uso de ferramentas digitais para venda e relacionamento com os clientes, a adoção de trabalho remoto e a readequação da estrutura física são os destaques das mudanças

A pesquisa em números

» Situação atual

35% piorou

34% sem alteração

31% melhorou

» Faturamento

32% diminuiu

46% Manteve inalterado

22% aumentou

» Financiamento

75% não precisou

25% precisou

» O que o empreendedor precisa

31% recurso para capital de giro

30% recurso para investimento

31% orientação sobre uso de ferramentas digitais

26% consultoria/orientação para gestão financeira

23% análise sobre tendências e perspectivas do mercado

21% parcerias com outras empresas para otimizar negócios

19% análise do comportamento do consumidor

20% alternativas para diversificar produtos/serviços

14% busca de novos fornecedores

15% consultoria para readequação/remodelagem do negócio

18% consultoria para adequação de custos

13% consultoria para gestão da crise

9% orientações sobre questões legais (decretos, protocolos e medidas provisórias etc)

7% orientações sobre assuntos trabalhistas 


Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.  

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Telegram do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS