Notícias


Dra. Scheila Pretto Almeida Thofehrn é indicada para receber o Título de Cidadã Camaquense

Sugestão foi apresentada pelo Ver. Claiton e aprovada pelo Colégio de Líderes
26/08/2019 Por Redação do Portal de Camaquã – Foto: Site Clínica Dr. Thofehrn / Divulgação

Na segunda-feira, dia 19 de agosto de 2019, foi lido no expediente da 125ª Sessão Ordinária do Poder Legislativo de Camaquã, o Projeto de Decreto Legislativo nº 2 de 2019, de autoria do Ver. Prof. Claiton Silva.

O projeto outorga à Dra. Sheila Pretto Almeida Thofehrn o Título de Cidadã Camaquense, conforme está previsto nos arts. 185 a 187 do Regimento Interno da Câmara de Vereadores.

De acordo com o § 1º do art. 185, o título de cidadão camaquense será concedido à pessoa não nascida em Camaquã, mas que reside no município há dez anos e em razão da prestação de serviços relevantes sobre qualquer aspecto.

Sobre a Dra. Scheila

Em anexo ao projeto, foi apresentado um breve resumo da biografia, informando que a Dra. Scheila Pretto Almeida Thofehrn nasceu em 6 de novembro de 1962 no município de Porto Alegre – RS, mas vive desde o ano de 1988 na cidade de Camaquã.

A Dra. Scheila é formada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas, em 1985, e em seguida aprovada no Programa de Residência de Clínica Médica Hospital de Clínicas de Porto Alegre, após ingressou no Programa de Residência Médica em Nefrologia da Universidade Federal de Pelotas, o qual finalizou em 1988.

A homenageada iniciou a sua atividade médica em Camaquã em 1989 com atendimento em consultório e como membro do Corpo Clínico do Hospital Nossa Senhora Aparecida na especialidade de Nefrologia.

Em 12 de abril de 1990 realizou a primeira sessão de hemodiálise na Nefroclínica - clínica em que é a responsável-técnica até a presente data. Em reconhecimento a atuação da Nefroclínica ao longo dos anos, recebeu diversas e significativas distinções, através de troféus Imagem News 2000 e Clave do Sol 2000 (Porto Alegre), Top of Business 2001 (São Paulo), além de Prêmios Consagração Pública por diversos anos consecutivos e Personalidade do Ano em 2010.

Em 1996, foi realizado o primeiro transplante renal num paciente da Nefroclínica. O procedimento cirúrgico ocorreu no Complexo Hospitalar da Santa casa de Misericórdia de Porto Alegre e desde esta ocasião já foram realizados 93 transplantes.

E, em 2009, com o objetivo de incentivar a doação de órgãos e amparar o paciente doente renal crônico participou juntamente com pacientes e seus familiares da criação e fundação da Associação dos Pacientes Transplantados e Renais Crônicos de Camaquã e Região Centro-Sul - ATC.

Em parceria com essa entidade participou de várias atividades entre elas destaca-se diversas palestras e Campanhas de Prevenção da Doença Renal Crônica e Doação de órgãos.

Todo esse envolvimento oportunizou que Camaquã se tornasse a Cidade Amiga do Rim consolidada através da Lei Municipal 1605/2011 que instituiu o dia 12 de abril como o Dia Municipal de Prevenção da Doença Renal Crônica, data em que foi realizada a primeira sessão de hemodiálise.

Ainda, como voluntária coordenou na região Centro-Sul várias campanhas do Dia Mundial do Rim desde 2006, sendo em cada ano desenvolvidos diferentes temas de acordo com a Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e Federação Internacional de Fundações Renais(IFKF).

Tramitação do Projeto

A indicação dos nomes para receber os títulos de “Cidadão Camaquense”, “Cidadão Camaquense Benemérito” e Camaquense Honorário, é realizada pelos vereadores entre os meses de março e junho.

No mês de julho, o Colégio de Líderes da Câmara se reúne e analise todas as sugestões realizadas e delibera sobre a aprovação ou não dessas indicações.

Aprovada a indicação, o vereador autor encaminha o projeto de decreto legislativo com o texto final. O projeto é lido e encaminhado para ser apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça. Assim que recebe parecer, é incluído em duas sessões, em discussão e votação.

Após a aprovado do projeto, o Presidente do Poder Legislativo agenda uma sessão solene para realizar a entrega do título.

MAIS NOTÍCIAS