Notícias


Lançado site da Assembleia Legislativa com novo design e mais interatividade

Ao apresentar o novo site, o presidente Gabriel recordou que o projeto foi iniciado na gestão do deputado Ernani Polo
16/11/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: Joel Vargas

Com um design moderno e ferramentas que garantem maior interatividade, o novo site da Assembleia Legislativa foi lançado na terça-feira, dia 9 de novembro, em cerimônia conduzida pelo presidente da Casa, deputado Gabriel Souza (MDB).

A plataforma, que entra no ar ao longo do dia, está com nova apresentação, incluindo espaços de participação, como a área para consulta pública e a seção Opine, na qual os usuários poderão deixar suas contribuições sobre os projetos que constam na Ordem do Dia. Na ocasião também foi assinado um termo para continuidade da atualização das demais páginas do Parlamento gaúcho, iniciando pelo Portal da Transparência.

Ao apresentar o novo site, o presidente Gabriel recordou que o projeto foi iniciado na gestão do deputado Ernani Polo (PP) e que terá sequência no ano que vem, com o próximo presidente, deputado Valdeci Oliveira (PT). Ambos acompanharam o anúncio.

“Elaborado durante a pandemia e construído para incentivar a participação digital, o novo site da ALRS será um espaço que vai registrar a opinião das pessoas, oportunizar as consultas públicas, facilitar a navegação de quem quiser saber as notícias e a história do parlamento gaúcho, assim como o acesso às informações de transparência de cada parlamentar”, explicou o deputado.

Além disso, o portal também prevê uma série de recursos visando a acessibilidade. Um dos diferenciais é a tradução simultânea dos conteúdos para libras. Basta selecionar o texto e a ferramenta VLibras – visível no lado direito da página – traduz automaticamente as informações para a língua brasileira de sinais. Também será adequado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e responsivo para uso em celular e tablete.

“A entrega de hoje é mais um passo em direção à modernização, mas as mudanças não param com o site principal. Vamos seguir este processo de atualização, permitindo mais acessibilidade e interatividade com os cidadãos”, destacou Gabriel. Entre os sites citados pelo parlamentar estão o Portal da Transparência, Compras e Contratos, Memorial do Legislativo, Escola do Legislativo, Departamento de Cultura, Fórum Democrático, Espaço Municipalista e Procuradoria da Mulher.

Também acompanharam o evento os deputados Franciane Bayer (PSB) e Airton Lima (PL), os superintendentes da Casa; Geral, Hananias Mesaque do Amaral; de Cultura e Comunicação, Isara Marques; Legislativa, Fernanda Schnorr Pagliolli; Administrativa e Financeira, Daniela Machado; as diretoras de Jornalismo, Juliane Pimentel, e do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Graziela Pesenti, a chefe de gabinete da Presidência, Bruna Niedermeier Belmonte, e assessores.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Telegram do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS