Notícias


Lançada a campanha ‘Laranjal: quem gosta, protege!’ no sábado, dia 30, em Pelotas

Prefeita Paula Mascarenhas participou das ações, no Calçadão da praia, e destacou a valorização do patrimônio natural
01/12/2019 Assessoria de Comunicação de Pelotas / Tânia Magalhães - Fotos: Gustavo Vara
Anterior Próximo

“Laranjal: quem gosta, protege!” é a proposta e o chamamento da campanha lançada, na manhã de sábado, dia 30 de novembro de 2019, no Calçadão do Balneário Santo Antônio, promovida pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti). A prefeita Paula Mascarenhas presenciou diversas ações programadas para a mobilização.

As atividades contam com parceria do Sesc e adesão do Sanep, secretarias de Cultura (Secult) e de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), além da Associação Pelotense de Artesãos, da Associação de Hip Hop, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) Campus Visconde da Graça (CaVG).

“A iniciativa é extremamente positiva, pois valoriza o Laranjal e convida quem o frequenta a cuidá-lo e preservá-lo. A campanha traz um trabalho coletivo – uma demonstração de amor pela nossa praia e de reconhecimento do patrimônio natural”, enfatizou a prefeita.

Primeiras atividades

As ações começaram pela manhã, a cargo do Sesc, por meio de caminhada orientada, relaxamento e alongamento, com saída e retorno à Casa da Praia da Prefeitura, no Calçadão.

Alunos do curso técnico de Meio Ambiente, do IFSul/CaVG, encarregaram-se da distribuição de sacolinhas para lixo, específicas para a palanca de carros (lixocar), patrocinadas pelo Sanep, contendo material informativo sobre o projeto Óleo Sustentável e a respeito da Coleta Seletiva. Os estudantes também entregaram unidades de papel-semente, com instruções para plantio e cultivo.

A professora do curso de Meio Ambiente, Elisa Siqueira, acompanhou-os e salientou a importância da adesão. “A prática é válida a quem aprende e reforça a teoria repassada em aula. As sacolinhas para utilização nos carros e o conteúdo informativo servem, também, à compreensão da população sobre o descarte correto dos resíduos sólidos.”

Para o gerente do Sesc-Pelotas, Luiz Fernando Parada, “a campanha ‘Laranjal: quem gosta, protege!’ é um instrumento de conscientização quanto à beleza e ao valor da praia. O turismo e o lazer ganham uma aliada e um meio incentivador”.

Ações em toda a orla

Grafiteiros vinculados à Associação de Hip Hop iniciaram a pintura das novas lixeiras instaladas na orla. São 130 tubos de concreto, que receberam fundo branco pela Ssui, e foram dispostos em duplas. De cada par, um deles ganhará decoração. As antigas, de metal, serão recuperadas e aproveitadas em outras áreas do Laranjal.

Os artistas utilizam a técnica da grafitagem para estampar a temática “Laranjal: quem gosta, protege!”, com flores, paisagens e outros motivos da natureza. “O trabalho dos grafiteiros embeleza a praia, ao mesmo tempo em que chama a atenção para o lugar onde deve ser feito o descarte correto de lixo”, disse a prefeita Paula, presenciando a prática da modalidade artística.

A Associação Pelotense de Artesãos montou a Feira do Artesanato na Rua, junto ao Calçadão, a fim de expor e comercializar plantas e trabalhos manuais, entre os quais, muitas peças com uso de material reciclado.

Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Gilmar Bazanella salientou a importância da campanha para deixar o Laranjal um ambiente ainda mais atraente e receptivo aos visitantes.

“Sensibilizar as pessoas e, principalmente, os comerciantes da orla, quanto à necessidade de depositar o lixo no local certo, é um grande passo, capaz de manter a praia limpa”, observou.

Para Bazanella, a mobilização em prol da proteção do Laranjal incentiva o desenvolvimento do turismo e a preservação da natureza. “O papel-semente, distribuído nesta manhã, chama a atenção para a importância da arborização; a grafitagem nas lixeiras deixa o lugar mais alegre, vivo e se torna um convite à conservação da limpeza.”

MAIS NOTÍCIAS