Notícias


Município de Pelotas une esforços em campanha a favor da infância

Nas principais vias públicas, ação conjunta das secretarias de Assistência Social e de Transporte e Trânsito visa conscientizar motoristas
29/11/2019 Assessoria de Comunicação de Pelotas / Alessandra Meirelles – Fotos: Michel Corvello

A Prefeitura une esforços de equipes de órgãos municipais a fim de empreender ações e proteção à infância. Os secretários de Assistência Social (SAS), Luiz Eduardo Longaray, e de Transporte e Trânsito (STT), Flávio Al-Alam, se reuniram, na tarde da terça-feira, dia 26 de novembro de 2019, para discutir uma das estratégias da campanha de enfrentamento ao trabalho infantil.

Como deliberação das tratativas, os motoristas receberão, nos principais cruzamentos de ruas e avenidas da cidade, material de alerta e informativo sobre as formas de ajudar as crianças e os adolescentes que pedem dinheiro ou vendem produtos nas sinaleiras.

Conforme Longaray, as pessoas acreditam que, ao comprar um produto ou dar dinheiro a uma criança, estão ajudando. "Mas acabam contribuindo para afastá-la da escola. A exploração do trabalho infantil é um crime", disse o secretário.
 
Publicidade no trânsito

Al-Alam lembrou que, além da exploração ilegal de crianças e adolescentes, atividades em semáforos colocam em risco a integridade física deles, pois – enquanto estão conversando com um condutor – podem se distrair e não perceber situações perigosas, como a aproximação de outro veículo. Ele explica que as ações publicitárias no trânsito só são autorizadas pela Secretaria com a participação exclusiva de adultos.

Caso um menor seja visto nesta situação, qualquer pessoa pode avisar o Conselho Tutelar, pelos fones (53) 3227-5613 ou 99118-1661, ou a Secretaria de Assistência Social, ligando para o (53) 3309-3600.

A campanha é realizada pela Prefeitura, Ministério Público e Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

MAIS NOTÍCIAS