Notícias


Deputada Luciana Genro propõe Dia Estadual de Conscientização e Prevenção da Hanseníase

A reivindicação é do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan)
02/11/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: Divulgação

O dia 11 de maio, data da fundação do Hospital Colônia Itapuã, pode se tornar oficialmente o Dia Estadual de Conscientização e Prevenção da Hanseníase no Rio Grande do Sul. A proposta é da deputada Luciana Genro (PSOL), a partir de reivindicação do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).

O objetivo do projeto de lei 371/2021 é promover o reconhecimento da importância de conscientizar a população sobre a doença, seus sintomas, formas de diagnóstico e caminhos para o tratamento, especialmente porque o Brasil é hoje o 2º país no mundo com maior número de casos, atrás apenas da Índia. A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, considerada uma das mais antigas do mundo.

Por ser contagiosa, a doença carregava um estigma muito grande, que inclusive levou à exclusão social de seus pacientes, que eram confinados em hospitais para não ter contato com o restante da população. No Rio Grande do Sul, a história da hanseníase está ligada ao Hospital Colônia Itapuã.

Atualmente, a doença tem tratamento e cura, oferecido pelo SUS, a partir do qual o paciente não transmite mais a doença. Para que haja acesso ao tratamento e identificação dos sintomas, a conscientização e disseminação de informações sobre a hanseníase é fundamental.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS