Notícias


Brigada Militar realiza operação integrada com BAvBM, IBAMA e Marinha do Brasil no litoral norte do RS

Embarcação foi flagrada utilizando equipamentos proibidos e em local proibido
31/10/2021 Texto e foto: Brigada Militar

Na manhã da quarta-feira, dia 27 de outubro de 2021, policiais do 1° Batalhão Ambiental de Capão da Canoa, com o apoio do Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BavBM), realizaram operação integrada com o IBAMA e a Marinha do Brasil no litoral norte do RS.

Foi flagrada embarcação pesqueira em Mar Territorial, em frente ao município de Xangri-lá, realizando atividade de pesca a menos de 4 milhas náuticas da Costa, utilizando equipamentos proibidos, bem como redes com panagem de tamanho além do limite legal permitido.

No interior da embarcação havia mais de 16 mil metros de rede e cerca de 14 toneladas de peixes diversos, sendo identificada ao menos uma espécie ameaçada de extinção - Tubarão Anjo e havendo suspeita de que alguns outros exemplares eviscerados e sem cabeça pertençam a espécie Tubarão Martelo, igualmente ameaçada de extinção (confirmação dependerá de análise técnica posterior).

Foram, ainda, recolhidas as redes que se encontravam lançadas no mar, em local proibido, totalizando mais 3 toneladas de diversas espécies de peixes.

A embarcação foi escoltada até o município de Passo de Torres, onde atracou e, na manhã da quinta-feira, dia 28, foram apreendidos os pescados, a embarcação, as redes de pesca e demais equipamentos proibidos que foram utilizados na atividade pesqueira.

O responsável pela atividade irregular foi preso e conduzido até a Delegacia de Polícia Federal em Porto Alegre e responderá por diversos crimes ambientais previstos na Lei de Crimes Ambienais, Lei nº 9.605/98. As ações realizadas no município de Passo de Torres tiveram o apoio da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS