Notícias


Conahp 2019 reúne mais de 4 mil profissionais do setor de saúde

Hospital Moinhos de Vento preside o principal congresso de gestão hospitalar da América Latina
28/11/2019 Critério Resultados de Opinião Pública - Fotos: Divulgação Anahp
Anterior Próximo

Principal evento do setor hospitalar no Brasil, com mais de 4 mil participantes, o Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp) começou na terça-feira, dia 26 de novembro de 2019, no Expo Transamérica, em São Paulo.

A edição 2019 é presidida pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre. Os debates têm como tema “Saúde baseada na entrega de valor: o papel do hospital como integrador do sistema”.

Na cerimônia de abertura, o CEO do Moinhos de Vento e presidente do Comitê Científico do Conahp, Mohamed Parrini, disse que o evento deve provocar reflexões, inspirar e desenvolver o setor de saúde brasileiro.

“Estamos aqui para ensinar, aprender e doar. Somente com esses princípios faremos um sistema de saúde sustentável, colocando o paciente no centro de todas as decisões”, frisou.

Eduardo Amaro, presidente do Conselho de Administração da Anahp enfatizou que o tema “valor em saúde” tem estado no centro dos debates dos principais eventos nacionais e internacionais do setor.

“Estamos todos atuando nessa equação de valor para, unidos, conseguirmos alcançar um modelo sustentável na saúde. A programação intensa do Conahp 2019 permitirá a todos nós grande aprendizado e será estímulo para ações futuras”, concluiu.

O diretor executivo da Anahp, Marco Aurélio Ferreira, falou sobre a importância da convergência e união entre os hospitais associados. “Teremos um mercado melhor se construirmos o diálogo. É o que eu vejo hoje: pessoas dispostas a transformar a saúde brasileira. O diálogo é nossa maior ferramenta para isso”, destacou.

Foco nas pessoas

A abertura do evento, que vai até a quinta-feira (28), foi prestigiada por especialistas, executivos do setor e importantes lideranças governamentais e políticas. O gaúcho Erno Harzheim, secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, defendeu a importância da convergência com foco nas pessoas.

“Temos, no atual governo federal, a capacidade técnica e a coragem de fazer todas as reformas que o sistema de saúde pública precisa. E é muito importante que uma instituição como a Anahp esteja pronta para discutir um sistema centrado realmente nas pessoas”, ressaltou.

Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes comentou sobre a crise financeira da qual o Brasil está começando a se desvencilhar e os desafios daqui para frente.

“O Brasil se recupera de uma fase dramática. Na saúde, os hospitais federais encontram dificuldades, com a falta de equipamentos e profissionais. O Japão se tornou uma grande potência pela eficiência, disciplina e organização. Temos que retomar essa crença no Brasil, montar um projeto de governança para a saúde brasileira.”

O ministro colocou o tribunal à disposição para fortalecer trabalhos de prevenção. “O investimento em prevenção é necessário para dar continuidade ao processo de recuperação que o país está passando. Estamos fazendo auditorias para avaliar esta questão da sustentabilidade. O TCU está preparado. Temos secretarias para assessorar todas as áreas e temos condições de mostrar caminhos. Não podemos perder a esperança na nação”, pontuou Nardes.

O secretário Estadual da Saúde de São Paulo, José Henrique Germann, representou o governador João Dória. “Reunimos neste evento grandes nomes da saúde, pessoas que são geradoras de desenvolvimento, renda e inovação tecnológica. É justamente com esse olhar que nossa equipe tem conduzido os projetos em nossa gestão. Alguns projetos, como o Corujão da Saúde, são realizados em parceria com importantes hospitais aqui presentes, que participaram no dia a dia do SUS. A população do estado de São Paulo agradece e o êxito nos credencia a continuar nessa parceria”, expôs.


MAIS NOTÍCIAS