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Mais da metade das empresas gaúchas remodelaram o negócio na pandemia

Uso de ferramentas digitais, trabalho remoto e ofertas de novos produtos e serviços figuram como as principais tendências
23/10/2021 Assessoria de Imprensa Sebrae RS – Foto: Divulgação

Empreendedores gaúchos estão apostando em novas habilidades, ferramentas, e até na oferta de novos produtos e serviços como estratégia para se manterem competitivos em meio aos desafios impostos pela pandemia.

Mais da metade das empresas (57%) informam que remodelaram suas atividades no período, em especial, no que diz respeito à adoção de ferramentas digitais para vendas e relacionamento com o cliente (54%), utilização de trabalho/atendimento remoto (32%), mudança de produto/serviço (29%) e readequação de estrutura física (27%).

Os dados são da 16ª edição da Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios na Crise desenvolvida pelo Sebrae RS e refletem a tendência e o otimismo na retomada de setores significativos da cadeia econômica gaúcha frente à ampliação da vacinação.

“O ambiente de negócios tem melhorado e as oportunidades de novos mercados e expansão de clientes tem surgido para as empresas que se reinventaram durante a pandemia. Por isso, é fundamental continuarmos fomentando as boas iniciativas e oferecendo apoio”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy.

Uma em cada três empresas afirmou que o nível de atividade retornou ou está superando o nível pré-pandemia. O tempo estimado para recuperação é entre 6 e 12 meses para 36% dos negócios que ainda não retornaram as atividades aos níveis pré-pandemia. No que tange a busca por recursos, uma em cada cinco empresas buscou crédito, sendo boa parte para pagar contas (47%), mas também para comprar máquinas e equipamentos (37%), o que indica otimismo por parte destes empreendedores. O valor médio obtido foi de R$ 57,1 mil.

 Aprendizados

A crise também impulsionou o aprendizado e a valorização de novos conceitos e processos por parte dos empreendedores gaúchos, que identificaram oportunidades, tais como:

» É fundamental ter uma reserva financeira (56%)

» Estar aberto às mudanças (52%)

» Ter um bom controle de custos (43%)

» Boa comunicação com as partes interessadas - clientes, fornecedores e colaboradores (39%)

» Relacionamento e vendas pelas redes sociais (33%)

» Ler o cenário e se adaptar rapidamente (33%)

» Estar presente no ambiente digital não é mais diferencial, é obrigatório (38%)

» Ter um bom planejamento (37%)

Em relação ao futuro do ambiente de negócios, o estudo indica que 67% dos empresários acreditam na melhora da situação do ramo de atividade (frente aos 65% em agosto) ao passo que 58% creem na melhora da economia gaúcha (frente aos 56% de agosto).

A pesquisa foi realizada de forma online entre os dias 14 e 30 de setembro de 2021 e contou com uma amostragem de 428 respondentes. O nível de confiança é de 95% e margem de erro de 4,7%.

A pesquisa em números

» Situação atual

40% piorou
35% sem alteração
25% melhorou

» Faturamento

41% diminuiu
38% Manteve inalterado
21% aumentou

» Financiamento

77% não precisou
23% precisou

» O que o empreendedor precisa

36% recurso para capital de giro
35% recurso para investimento
27% orientação sobre uso de ferramentas digitais
22% consultoria/orientação para gestão financeira
20% análise sobre tendências e perspectivas do mercado
19% parcerias com outras empresas para otimizar negócios
17% análise do comportamento do consumidor
16% alternativas para diversificar produtos/serviços
15% busca de novos fornecedores
13% consultoria para readequação/remodelagem do negócio
13% consultoria para adequação de custos
9% consultoria para gestão da crise
8% orientações sobre questões legais (decretos, protocolos e medidas provisórias etc.)
8% orientações sobre assuntos trabalhista

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