Notícias


Acabar com a fome deve ser a prioridade de qualquer gestor público”, diz o Deputado Edegar Pretto

O deputado entregou mantimentos à cozinha solidária do MTST, no bairro Azenha, como ato simbólico contra a fome no RS e no Brasil
20/10/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: Brayan Martins

Para marcar o Dia Mundial da Alimentação, no sábado 16/10, o deputado Edegar Pretto, juntamente com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e Consea RS, conduziu o ato de entrega de alimentos à cozinha solidária do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), que fica no bairro Azenha, em Porto Alegre.

A cozinha, que mesmo já tendo servido mais de três mil refeições para pessoas que passam fome, sofreu ação de despejo, no dia 13 de outubro, e não parou de funcionar, está num local improvisado até que a situação seja definida. Os produtos doados foram produzidos em assentamentos da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar.

Para o deputado, são movimentos de solidariedade como este que têm garantido o alimento para boa parte da população desamparada. “Acabar com a fome deve ser a prioridade de qualquer gestor público, pois esse é um dos principais problemas enfrentados pela população. A situação que já tinha voltado a ser grave em 2018, com 10 milhões de pessoas passando fome, piorou muito. Hoje, já são 19 milhões de pessoas sem acesso à alimentação, no Brasil. É uma verdadeira catástrofe”, desabafou.

Conforme a coordenadora da Cozinha Solidária do MTST, na Azenha, Juliana Motta, depois da reintegração de posse da semana passada, movida pelo Governo Federal, já que o imóvel é de propriedade da União, o grupo de voluntários da cozinha contou com a ajuda de vizinhos e está trabalhando, provisoriamente, na Rua Marcílio Dias, nº 1463, até que o Governo do Estado defina um local fixo para o funcionamento da cozinha solidária.

“A gente segue fazendo entre 150 e 200 marmitas por dia. Esse número vai aumentar quando tivermos um espaço fixo. A gente vem atendendo um público em situação de rua, porque em Porto Alegre nós tivemos um aumento de 40% dessa população, e também alguns trabalhadores da região, que por dificuldades acabam ficando o dia inteiro sem almoçar”, explicou Juliana.

Como fazer doações para a cozinha solidária

Presencialmente: na Rua Marcílio Dias, nº 1463, bairro Azenha - Porto Alegre

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS