Notícias


Tribunal do Júri condena integrantes de facção por execução de advogado, em Pelotas, a pedido do Ministério Público

Vítima foi assassinada a tiros na Rua Domingues Guedes, por volta das 18h
15/10/2021 Texto e foto: Ministério Público do RS

A pedido do Ministério Público, o Tribunal do Júri de Pelotas condenou na quarta-feira, dia 13 de outubro, dois integrantes de uma das maiores facções do Estado por homicídio qualificado (recurso que dificultou a defesa da vítima). 

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.  

Fábio Luis da Silva Mello, o “Fábio do Gás”, e Samir Antonio Hunger foram condenados a 24 anos e 6 meses e 19 anos de reclusão, respectivamente. A promotora de Justiça Lúcia Helena de Lima Callegari, que atuou em plenário, explicou que, no dia 23 de janeiro de 2017, a dupla orquestrou a morte do advogado Marcos Antônio da Silva e Silva, assassinado a tiros na Rua Domingues Guedes, por volta das 18h.

Conforme o Ministério Público, um acerto de contas foi a motivação do crime. Fábio do Gás, líder da facção na Região Sul, ordenou a execução porque a vítima atuou como seu advogado de defesa em diversos processos. E, justamente pelo alto grau de periculosidade do julgamento, Lúcia Helena, promotora de Justiça do Tribunal do Júri de Porto Alegre, foi designada para atuar em Pelotas. “Ficamos felizes pela condenação dos réus, um deles de alta periculosidade, líder de facção criminosa, com influência muito grande na criminalidade da região sul”, destacou.

INCIDENTE NO JULGAMENTO

No início da sessão, o juiz quis tirar o direito legal do representante do MP de ocupar seu lugar à direita da mesa. Inclusive, ameaçou cancelar o júri. “Eu não iria abdicar de uma questão legal de ocupar a posição assegurada por lei ao Ministério Público. Por fim, o julgamento saiu como teria de sair, mas me criou uma situação de ansiedade. Afinal, eu estava em uma cidade que não é a minha e em um plenário onde nunca havia feito um júri”, ponderou a promotora.



MAIS NOTÍCIAS