Notícias


10 melhores livros sobre empreendedores brasileiros

15/10/2021

Crise econômica, desemprego, pandemia... são só alguns dos motivos que talvez expliquem o aumento histórico da taxa de novos empreendedores no último ano, mais de 14 milhões de brasileiros, um número recorde.

E se você pretende endossar essa lista, mas não sabe por onde começar, talvez possa encontrar um empurrãozinho na literatura.

Sim, para a alegria geral de quem pretende se tornar dono do próprio negócio, o que não faltam são livros para empreendedores que podem servir de luzinha no fim do túnel.

E se eles forem recheados de histórias de brasileiros, gente como a gente, aí a coisa melhora muito, não é mesmo?

Saiba que o que não faltam são nomes para servirem de inspiração para quem quer ter o próprio negócio e, as vezes, acha que já passou da hora, ou que com pouco dinheiro não é possível, enfim, livros para não desanimar diante desse cenário um tanto quanto adverso como o que vivemos.

Então, quer uma dica? Confira abaixo nossa lista dos 10 melhores livros sobre empreendedores brasileiros, escolha o que achar mais interessante e já garanta o seu, aproveitando serviços que entregam em casa, como a Amazon, por exemplo.



1 — E se colocar pimenta? (Chilli Beans)

Este livro mostra a essência do empreendedorismo. Em linguagem leve e hipnotizante, o livro mostra o sucesso da trajetória da Chilli Beans, as origens da marca por meio da formação da personalidade dos principais nomes que começaram essa trajetória. Também, estão registrados os traços de Caito Maia como empreendedor e a maneira pela qual a cultura Chilli Beans começou a ser criada. No final, os leitores poderão conferir as grandes lições corporativas da empresa, com suas virtudes e imperfeições, e terão o prazer de entrar no mundo da marca mais quente do Brasil. 

    • E se colocar pimenta?

    • Editora ‏ : ‎ Alta Books

    • Autor: Caito Maia

2 — Sonhos in box

O livro mostra a história de Robinson Shiba, que quando jovem foi assaltado durante uma viagem de intercâmbio nos Estados Unidos e perdeu tudo. Exceto os sonhos. Impetuoso, começou a trabalhar num restaurante e nutrir novas ideias, como a de abrir um delivery de comida chinesa que só entregasse macarrão. E o yakissoba iria numa embalagem, ou melhor, num box. Ao voltar ao Brasil, enfrentou adversidades e, mesmo assim, resolveu tirar sua ideia do papel, nascendo, então o China in Box, que se tornou uma das maiores redes de franquias brasileiras. Nesse livro, mais que a receita de seu sucesso, Shiba compartilha como alimentar a coragem e realizar seus maiores sonhos. 

    • Sonhos in Box

    • Editora: ‎ Buzz Editora

    • Autor:  Robinson Shiba

3 - Sem Limites – A História da Netshoes

O livro conta a história de dois primos de ascendência armênia, Marcio Kumruian e Hagop Chabab, que em 2000 resolveram abrir uma loja de calçados e a transformaram na maior varejista digital de itens esportivos da América Latina.

O livro conta como se deu a migração da loja de rua para o comércio eletrônico, os sucessivos desafios superados pelos primos, das conversas para a compra da plataforma de e-commerce com os americanos, sem que nenhum dos sócios falasse inglês, à montagem do primeiro centro de distribuição automatizado.

    • Sem Limites – A História da Netshoes

    • Autor: José Eduardo Costa

    • Editora: Gente

4 - O Florista Da Web

Cada vez mais pessoas se rendem à comodidade de escolher pagar e receber a mercadoria sem sair da frente do computador e um dos pioneiros do e-commerce brasileiro foi Clóvis Souza, fundador da tradicional empresa Giuliana Flores. Sua marca é quase que onipresente no universo da internet. Sem dúvida, suas ideias podem ser fonte de inspiração para muitos outros empresários executivos estudantes de várias áreas e qualquer outra pessoa que tenha ambições de ter seu próprio negócio.

    • O Florista Da Web

    • Editora‏: ‎ Matrix 

    • Autor: Debora Rubin 

5 – Do zero ao milhão

O livro mostra a história pra lá de inspiradora de Carlos Wizard Martins que hoje é dono da maior rede de escolas de idiomas do mundo e líder em ensino de idiomas no Brasil, que começou dando aulas de inglês em casa, e chegou aonde jamais imaginou chegar. Após um ano do início da empresa resolveu adotar o nome da escola ao seu nome civil, a forma que arranjou de expressar o quanto acreditava no sucesso da empresa, que começou na sala da própria casa, na década de 80. Carlos não contava com nenhum tipo de estrutura. Ensinava inglês, mas o seu pobre saldo bancário daquela época era insuficiente para montar uma escola com todos os recursos necessários ou mesmo alugar um pequeno espaço, mas improvisou e começou a dar aulas na sala da sua casa e o sucesso foi tanto que chamou a atenção da empresa britânica, Pearson, que acabou comprando a Wizard em dezembro de 2013.

    • Do zero ao milhão

    • Autor: Carlos Wizard Martins

    • Editora: Buzz Editora

6 - Antonio Ermírio de Moraes

O livro mostra a trajetória de Antonio Ermírio de Moraes, um dos maiores e mais importantes empreendedores do Brasil. Líder do Grupo Votorantim.

Nesta biografia, aborda seu envolvimento intenso com o trabalho, com a política e com a arte, a qual mudaria ser jeito de ser. Já sobre o Grupo Votorantim, a obra discorre sobre como a corporação passou por diversos momentos econômicos, com transições de moedas e surgimento de crises.

Mesmo assim, conseguiu crescer e se manter sob o controle da família: com a direção de Antonio Ermírio de Moraes, o Grupo Votorantim se tornou um dos maiores grupos empresariais do Brasil, com atuação em diversos segmentos, como mineração e agricultura, energia e serviços financeiros, e presente em vários países.

    • Antonio Ermírio de Moraes

    • Autor: José Pastore

    • Editora: Planeta

7 - Vamos Juntos!

Está se achando velho demais para começar um negócio? Então esse livro é para você! Nele você vai conhecer a história de Renato Saraiva, que apostou no empreendedorismo aos 40 anos de idade, e em um momento que estava no auge de sua carreira pública, com estabilidade e um alto salário. Mas Saraiva foi atrás de um sonho e, hoje, fatura R$ 70 milhões e tem três empresas sob seu comando.

A mais conhecida delas é o Complexo de Ensino Renato Saraiva, ou CERS. Hoje, com mais de 150 mil alunos ativos e mais de 550 mil estudantes já formados em todo o Brasil.

    • Vamos Juntos!

    • Autor: Ana Laranjeira

    • Editora: Gente

8 – O catador de sonhos

Quebrou seis vezes e conseguiu sair ainda mais sábio... e mais rico. Com Geraldo Rufino não tem desânimo! Trabalhar muito com o espírito e a mente é a formula do sucesso que esse homem, que começou a vida como catador de lixo reciclável, conseguiu desenvolver, e hoje é presidente da JR Diesel, com um faturamento superior a 50 milhões de reais por ano. Empreendedor visionário, trabalhador incansável, otimista incorrigível, Geraldo Rufino ensina como transformar sua vida e seu negócio para nunca mais se sentir vencido. 

    • O catador de sonhos

    • Editora: ‎ Gente

    • Autor: Geraldo Rufino

9 – Novos caminhos, novas escolhas

Sem dúvida, obrigatório para quem deseja empreender, esse livro mostra a trajetória de Abilio Diniz, nada menos que um dos maiores empreendedores do Brasil. Como empresário, construiu o Grupo Pão de Açúcar, enfrentou crises pessoais e profissionais, mas conseguiu dar a volta por cima, vindo a se afastar da empresa que ajudou a fundar apenas em 2013. 

    • Novos caminhos, novas escolhas

    • Autor: Abilio Diniz

    • Editora: Objetiva

10- A Decolagem de Um Grande Sonho

Narrado por Ozires Silva, a obra percorre a singular história da Embraer sob a ótica daquele que, ainda em infância, sonhava com a decolagem de um grande sonho. É uma leitura que serve de inspiração e reflexão para futuros e atuais empreendedores. O livro mostra o que uma ideia aliada a determinação, persistência e muito trabalho podem fazer. Enfim, mostra a criação e trajetória da empresa brasileira mais reconhecida atualmente em todo mundo, líder do mercado mundial de aeronaves para transporte regional de passageiros.

    • A Decolagem de Um Grande Sonho

    • Autor: Ozires Silva

    • Editora: Campus

E é isso, espero que tenha gostado de nossa lista, agora é correr atrás do livro que lhe chamar mais atenção, que podem ser encontrados em grandes sites  de vendas online, e se inspirar nessas histórias maravilhosas!

MAIS NOTÍCIAS