Notícias


São Lourenço do Sul sediará reunião temática da Comissão Especial de Piscicultura, nesta sexta, dia 15

Evento ocorre das 9h às 12h30, no Parque de Exposições Cel. Antônio Cândido Soares
13/10/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: ESchwartz from Pixabay / Divulgação

As potencialidades da piscicultura no Rio Grande do Sul estão na pauta de palestras e debates em São Lourenço do Sul programados para esta sexta-feira, dia 15 de setembro, das 9h às 12h30, no Parque de Exposições Cel. Antônio Cândido Soares.

O evento promovido pela Comissão Especial para tratar da Cadeia Produtiva da Piscicultura (CECAPI/RS) será realizado em formato híbrido – com participações presenciais e on line – e transmitido ao vivo pelo canal da TV Assembleia no Youtube.

Prefeito de São Lourenço por duas gestões, o deputado Zé Nunes (PT) é relator do colegiado e tem, entre diversas lideranças assumidas na Assembleia Legislativa, a coordenação da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Pesqueiro.

“A piscicultura de base familiar é um braço importante para o desenvolvimento rural, mas ainda precisamos de políticas eficazes, que respeitem a realidade do trabalhador e as potencialidades locais, sobretudo das nossas pequenas propriedades. Na Metade Sul, ainda encontramos gargalos nas áreas de transferência de tecnologia, segurança jurídica e adequação da assistência técnica. Ao mesmo tempo, contamos com uma produção científica de excelência, agentes comprometidos com o setor e um número crescente de produtores interessados, o que nos impõe o desafio de ligar os elos da cadeia com responsabilidade e construção coletiva”, defende o deputado.  

Zé Nunes preside atualmente a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e também é titular da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo. Ele deverá conduzir o debate no município, onde estará com o presidente da CECAPI, Sergio Peres (Republicanos).

A Comissão Especial de Piscicultura tem percorrido as regiões do Estado realizando visitas técnicas e reuniões temáticas, ouvindo autoridades locais, piscicultores, instituições de ensino e pesquisa, além de órgãos de amparo e assistência técnica ao produtor.

Programação

Duas palestras nortearão a temática dos debates no evento desta sexta-feira, que se inicia com palestra proferida pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura da FURG, Ricardo Vieira Rodrigues. O doutor em Aquicultura abordará as estratégias para o desenvolvimento da piscicultura no Rio Grande do Sul.  

A partir das 11h, o histórico das regulamentações estaduais para a piscicultura, com ênfase na Lei n° 15.647 de 2021 que institui a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura no RS, será apresentado pela veterinária Renata Bertolini, chefe do Serviço de Aquicultura e Pesca da Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA/RS).

A Comissão

Criada em julho deste ano, a CECAPI tem Sergio Peres (Republicanos) na presidência, vice-presidente Ruy Irigaray (PSL) e relator Zé Nunes (PT). Também integram o colegiado os deputados Elton Weber (PSB), Clair Kuhn (MDB), Fernando Marroni (PT), Ernani Polo (PP), Aloísio Classmann (PTB), Faisal Karam (PSDB), Paparico Bachi (PL), Neri, o Carteiro (Solidariedade) e Gaúcho da Geral (PSD).

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS