Notícias


RS tem maior percentual de famílias endividadas desde o início da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores Gaúchos, em 2010  

O percentual de famílias endividadas atinge seu pico, mas inadimplência se mantém baixa na comparação com a série histórica 
11/10/2021 Usine de Notícias – Foto: Divulgação

A Fecomércio-RS divulga nesta sexta-feira, dia 08, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores Gaúchos do mês de setembro. A pesquisa revelou que o percentual de famílias gaúchas endividadas foi de 81,9%. Esse resultado se constitui de uma máxima histórica para a série iniciada em janeiro de 2010.

Na divisão por grupos de renda, o recorde também se verifica nas famílias que ganham até dez salários mínimos de renda mensal. Em setembro, 84,5% dos entrevistados deste grupo afirmaram possuir dívidas.  

Apesar do alto número de endividados, os dados apontam para uma trajetória sustentável do endividamento. A parcela da renda comprometida com dívidas foi, em média, de 20,3%, sendo que apenas 1,1% dos entrevistados afirmaram que a parcela de dívidas é superior a 50,0% da renda mensal. Quanto ao nível de endividamento, 13,8% dos respondentes se disse "muito endividado", sendo que no mês anterior esse percentual foi de 14,9%. Esse percentual reduzido pode ser o principal fator a explicar o controle da inadimplência. 

O percentual de famílias com contas em atraso permaneceu estável no mês (22,8%). Em setembro do ano passado, esse valor era de 29,6%. Famílias com renda inferior a dez salários mínimos tiveram o percentual reduzido de 34,7% para 22,8% neste mesmo período. Já para famílias com mais de dez salários mínimos de renda mensal também houve redução de 13,7% para 3,3%.  

A taxa de famílias que não terão condições de quitar suas dívidas dentro dos próximos 30 dias ficou em 3,3%, o menor valor desde setembro de 2012 (3,2%), o que sinaliza um grau de persistência da inadimplência.

"Em um cenário de renda pressionada pela inflação e um mercado de trabalho que reage ainda lentamente, o crédito assume papel ainda mais relevante. As famílias têm sido muito cuidadosas para não se alijarem desse importante elemento de viabilização do consumo. Manter a inadimplência sob controle é importante para toda a economia", disse o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. 

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS