Notícias


Agentes de Endemias lançam o “Programa Sigam Nosso Exemplo”, em Camaquã

Durante a ação foram eliminados 342 criadouros presentes em 16 terrenos baldios localizados no Centro
06/10/2021 Texto e foto: Prefeitura de Camaquã
Anterior Próximo

Os Agentes de Combate às Endemias do Centro Municipal de Vigilância em Saúde, responsáveis pelo programa de controle do Aedes aegypti, realizaram na terça-feira, dia 5 de outubro de 2021, ação de recolhimento de depósitos que acumulam água, servindo como criadouro deste inseto, e que em vez de terem sido descartados corretamente no lixo, estavam depositados indevidamente em terrenos baldios.

Durante a ação foram eliminados 342 criadouros presentes em 16 terrenos baldios localizados no Centro da cidade. O projeto contemplou primeiramente o Centro, pois neste bairro, neste ano, já registramos oito focos do Aedes aegypti, sendo o bairro com maior número de focos até o momento.

Na ação foram retirados, latas, potes, pneus, viandas, sacos plásticos, garrafas, sapatos e podas de palmeiras descartados de maneira incorreta, havendo coleta de 3 amostras encaminhadas para análise. Após o recolhimento dos depósitos, a equipe instalou placas educativas para conscientizar a população e evitar outros descartes irregulares.

Em nossa cidade existem 1362 terrenos baldios e o intuito da equipe é contemplar inicialmente os 256 que estão presentes nos bairros que já apresentaram focos neste ano, no entanto, cabe ressaltar que o maior objetivo do projeto é incentivar a população a contribuir, realizando a ação em outros pontos, mantendo as placas que estão sendo instaladas e descartando adequadamente seu lixo.

A ação é realizada em caráter de mutirão, onde parte da equipe realiza e eliminação de possíveis criadouros enquanto os demais agentes realizam a abordagem nas casas enfatizando a ação e pedindo a colaboração da comunidade.

Com o projeto “Sigam nosso exemplo” buscamos incentivar a população a realizar ações de prevenção, bem como, alertar para a gravidade de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS