Notícias


Cia Tu Mateixa Marionetes estreia espetáculo “Gabinete de Curiosidades” em formato virtual

As apresentações são gratuitas e serão realizadas no Youtube da Cia Tu Mateixa de 8 a 24 de outubro
06/10/2021 Assessoria de Imprensa | Luciana Gandelini – Foto: Carla Candiotto / Divulgação

De 8 a 24 de outubro de 2021, a Cia Tu Mateixa Marionetes, criada pela marionetista, palhaça, atriz e produtora Júlia Barnabé, realiza a temporada virtual de estreia de seu novo espetáculo “Gabinete de Curiosidades”. As apresentações são gratuitas e serão realizadas no Youtube da Cia Tu Mateixa.

No dia 8 de outubro (sexta-feira), às 20:00, a apresentação também acontece nas redes sociais do Centro de Memória do Circo de São Paulo.

Em 9 e 10 de outubro (sábado e domingo), às 16:00, as apresentações serão no Facebook do Teatro Alfredo de Mesquita. Nos dias 16 e 17 de outubro (sábado e domingo), às 16:00, o público poderá conferir as apresentações no Facebook do Teatro Paulo Eiró.

E no dia 24 de outubro (domingo), às 16:00, no Facebook do Centro Cultural Vila Guilherme (Casarão).

Criado em parceria com Rocío Walls, da Na Cia das Marionetes, “Gabinete de Curiosidades” é um espetáculo de marionetes de fios que tem como temática o tempo, com uma história que se passa dentro de um relógio. Diversas personagens vivem o exato instante em que as engrenagens param e a partir disso, coisas muito curiosas passam a acontecer.

Marionetes-relógios, um mago feiticeiro, uma funambulista, uma trapezista, uma palhaça de monociclo e um conjunto de bailarinas, ganham vida através das mãos das marionetistas em cenas cômicas, circenses e líricas, se relacionando de maneira real e emocionante, convidando o público a entrar em uma brecha do tempo, onde o extraordinário é possível.

“O espetáculo proporciona uma reflexão sobre as novas dimensões e formas de sentir o tempo em nossas vidas hoje em dia. Esse encontro com a ludicidade das marionetes é capaz de parar o tempo por alguns instantes e fazer até as pessoas com mais idade voltarem a ser crianças”, comentam as marionetistas, que construíram as 14 marionetes que compõem a peça.

A trilha sonora original, inspirada em ritmos balcânicos e composta pelos musicistas Danielle Siqueira, Danilo Rodrigues e Domingo Duclos, traz uma atmosfera cigana para a obra em que duas excêntricas inventoras abrem seu pequeno gabinete de curiosidades e apresentam peculiares bonecos de madeira.

“O termo gabinete, que deriva do francês cabinet, remete ao “quarto das maravilhas”, lugar onde se guardam coisas preciosas, sejam concretas ou simbólicas”, explica a cia.

A direção do espetáculo é de Carla Candiotto, premiada atriz e diretora com cinco prêmios APCA, oito Prêmio São Paulo de Teatro Infantil e Jovem (antigo Coca Cola Femsa) e um Prêmio Governador do Estado para a Cultura, que já atuou e dirigiu espetáculos em diversos países da Europa, além de China e Austrália, e é cofundadora e co-diretora da Cia Le Plat Du Jour.

A Cia Tu Mateixa Marionetes foi criada a partir da união entre as linguagens de bonecos, teatro físico, circo e humor. A Cia. leva o nome catalão “tu mateixa”, que significa “você mesma”, pois as marionetes e a cenografia são construídas à mão, em madeira, pela artista Júlia Barnabé, que também assina a dramaturgia autoral de seus espetáculos.

Desde que estreou seu primeiro espetáculo em 2016, a companhia circulou por diversos festivais de teatro e circo em mais de dez países entre América Latina, Europa, Ásia e África.

Em 2019, Júlia Barnabé iniciou a parceria com a marionetista argentina Rocío Walls. As artistas realizaram temporada na Europa com seus espetáculos solos, desenvolveram oficinas de construção de marionetes e fundaram o Atelier das Marionetes Viajantes, em São Paulo, onde construíram cerca de 25 marionetes nos últimos dois anos.

As ações fazem parte do projeto “Circo das Marionetes Viajantes”, da Cia Tu Mateixa, contemplado no edital de Fomento ao Circo da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

FICHA TÉCNICA: Concepção geral, confecção e manipulação de marionetes: Júlia Barnabé e Rocío Walls | Direção: Carla Candiotto | Dramaturgia: Júlia Barnabé, Rocío Walls, Carla Candiotto | Trilha Sonora Original: Danielle Siqueira, Danilo Rodrigues e Domingo Duclos | Cenografia: Pierre Franclet, Eduardo Salzane, Valentin Fileteado, Júlia Barnabé e Rocío Walls | Figurinos: Elisa Rossin | Costureira: Ateliê Belas Modas  | Adereços de figurinos e cenário: Laura Alves - Ateliê Clã das Cores | Fotos e Vídeo: Marina Decourt - Multiversos Audiovisual | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Produção Executiva: Carolina Dias - Femi Produções | Produção Geral: Cia. Tu Mateixa Marionetes

SERVIÇO: Temporada de Estreia “Gabinete de Curiosidades”

Com Cia Tu Mateixa Marionetes

Sinopse: Dentro das engrenagens de um relógio, diversas personagens acompanham a passagem do tempo. Marionetes-relógios, um mago feiticeiro, uma funambulista, uma trapezista, uma palhaça de monociclo e um conjunto de bailarinas que parecem ter vida própria. E é no exato instante em que o tempo para, que coisas muito curiosas acontecem. Entre cenas cômicas, circenses e líricas, as marionetes se relacionam de maneira real e emocionante, convidando o público a adentrar no tempo do devaneio.

Duração: 30 minutos - On-line - Grátis - Classificação Livre

Onde assistir: www.youtube.com/channel/UC1jhTMaf5RbHdCCne1hazEA

Quando: 8 de outubro de 2021 (sexta-feira) - Horários: 20:00

Onde assistir: Facebook e Youtube do Centro de Memória do Circo - Links: www.facebook.com/centrodememoriadocircosp/?_rdc=2&_rdr e www.youtube.com/user/memoriadocirco

Quando: 9 e 10 de outubro de 2021 (sábado e domingo) - Horário: 16:00

Onde assistir: Facebook do Teatro Alfredo de Mesquita - Link: www.facebook.com/teatroalfredomesquita/?_rdc=2&_rdr

Quando: 16 e 17 de outubro de 2021 (sábado e domingo) - Horário: 16:00

Onde assistir: Facebook do Teatro Paulo Eiró - Link: www.facebook.com/teatropauloeiro

Quando: 24 de outubro de 2021 (domingo) - Horário: 16:00

Onde assistir: Facebook do Centro Cultural Vila Guilherme (Casarão) - Link: www.facebook.com/CCCasarao

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.


MAIS NOTÍCIAS