Notícias


OSPA interpreta Piazzolla com solos de acordeon e violão neste sábado, dia 9 de outubro

Repertório inclui a última obra composta por Villa-Lobos, nunca tocada pela OSPA
05/10/2021 Assessoria de Comunicação da OSPA – Foto: Divulgação

Em 2021, ano em que Astor Piazzolla celebraria 100 anos, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), tem executado suas grandes obras. No próximo sábado, dia 9 de outubro, será vez de “Concerto para Bandoneon, Violão e Orquestra de Cordas”, uma peça única em que o violão e o acordeon vão brilhar com Thiago Colombo e Matheus Kleber como solistas.

O concerto terá também duas preciosidades de Villa-Lobos: “Ouverture de L'Homme Tel” e “Suite nº 2 para Orquestra de Câmara”, que será executada pela OSPA pela primeira vez. A regência é do maestro do Coro Sinfônico da OSPA, Manfredo Schmiedt.

A Casa da OSPA está operando com público máximo de 400 pessoas, um pouco menos de 40% da lotação, e todos os concertos têm  transmissão gratuita ao vivo pelo canal da OSPA no YouTube. Para assistir presencialmente, o ingresso é 1kg de alimento não perecível (veja detalhes no serviço abaixo).

“Concerto para Bandoneon, Violão e Orquestra de Cordas” traz a essência do tango e as harmonias marcantes de Astor Piazzolla (1921  – 1992)  que tanto agradam ao público da OSPA. A peça foi composta para o Festival Internacional de Violão de Liège, na Bélgica, onde estreou em 1985 com a Orquestra Filarmónica de Liège conduzida por Leo Brouwer, Piazzolla no bandoneon e Cacho Tirao no violão. A OSPA executará uma versão diferente na qual Matheus Kleber toca o acordeon (a popular gaita ou sanfona) no lugar do tradicional bandoneon. “Esses instrumentos são primos. Apesar de semelhantes, têm características diferentes, então a música fica com outro timbre. O Piazzolla traz a atmosfera noturna, dos cabarés de tango, para a sala de concerto. Por mais que eu toque Piazzolla há muitos anos, sempre toco com um sotaque mais brasileiro”, comenta Matheus Kleber.

Na sequência, o concerto dá espaço a outro gênio latino-americano: Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959). “Ouverture de L’Homme Tel” é um excerto da “Suíte Sugestiva”, de 1929, obra pouco conhecida criada pelo compositor brasileiro em memória do cinema mudo, quando Villa-Lobos tocava em conjuntos que acompanhavam os filmes. Como o nome indica, a obra é uma releitura da famosa “Abertura de Guilherme Tell”, de Rossini. “É uma peça de vanguarda, muito rica, com humor e acordes inesperados. Mostra a versatilidade e a capacidade do Villa-Lobos de absorver as tendências europeias daquela época”, comenta o regente Manfredo Schmiedt.

A orquestra encerra a apresentação com a sua primeira execução de “Suite nº 2 para Orquestra de Câmara”, escrita no último ano de vida de Villa-Lobos, 1959. É uma obra grandiosa e elegante composta por cinco partes curtas com sonoridades que lembram as Bachianas Brasileiras. Manfredo explica que, apesar do título, ela usa a estrutura de uma orquestra tradicional. “É a última obra que ele compôs. Começa com um lamento tocado por violoncelos, em seguida parece que os metais tocam uma marcha fúnebre. Para mim, parece uma despedida, como se Villa-Lobos estivesse sentindo que a sua vida estava terminando”, opina Manfredo, “aliás, Villa-lobos foi violoncelista no início da vida”, acrescenta.

A suíte se torna mais animada nos movimentos seguintes, com momentos lúdicos. Mas o movimento final, batizado de “Macumba”, tem uma marcação rítmica forte oriunda da pesquisa de Villa-Lobos sobre religiões afro-brasileiras. “Tem um pulso constante que dá a sensação de entrar em transe. Acho uma obra magistral que ainda não é muito conhecida do público”, pontua Manfredo, que chegou a gravar a suíte em 2017 junto da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (UCS), da qual foi regente titular e diretor artístico.

Manfredo Schmiedt (regente – Brasil)

Com vasta experiência coral e orquestral por todo o mundo, Manfredo Schmiedt é o maestro do Coro Sinfônico da OSPA desde 1992. Possui mestrado em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA) e graduação na mesma área pela UFRGS. Seu currículo acadêmico inclui duas importantes condecorações: Pi Kappa Lambda Music Honor Society e Director’s Excellence Award. Apresentou-se, como convidado, em destacadas orquestras do mundo, como a Filarmônica de Mendoza (Argentina), a Orquestra Sinfônica da University of British Columbia (Canadá), a Filarmônica de Belgrado (Sérvia), a Sinfônica do Noroeste da Flórida (EUA) e a Petrobras Sinfônica (Brasil). Entre 2002 e 2020, foi regente e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Matheus Kleber (acordeon – Brasil)

Matheus Kleber é acordeonista e pianista. Graduado em Composição Musical pela UFRGS e mestre em Estudos Instrumentais e Performance Musical na UNICAMP. É professor na FUNDARTE e no projeto OUVIRAVIDA. Participou de mais de 80 discos, entre eles “IDA”, trabalho autoral em duo com o violonista e bandolinista Pedro Franco e o CD “Congruências”, seu primeiro álbum solo lançado em 2016. Como solista ou arranjador, atuou com as orquestras SESI/FUNDARTE, Orquestra de Sopros Eintracht, Orquestra Unisinos Anchieta, Orquestra de Câmara da ULBRA, Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – OSPA.

Thiago Colombo (violão – Brasil)

Thiago Colombo é professor da UFPel, bacharel e mestre em música pela UFRGS e doutor pela UFBa. Ainda muito jovem, foi premiado em concursos no Brasil, Argentina, Portugal e Espanha. Em 2003, lançou seu primeiro CD solo, intitulado “Sonata”, que recebeu três prêmios Açorianos, e foi seguido de “Reminiscências” (2006) e “Trezegraus” (2009). Nos últimos anos, tem trabalhado como concertista, professor e palestrante em festivais brasileiros e na Argentina, Uruguai, Peru, França, Rússia, Itália, Alemanha, Inglaterra, Holanda e Portugal. Em 2017, lançou pelo selo britânico TRL Records o álbum “Latin Guitar Connections”, gravado na Bath Spa University, em Bath (Inglaterra), e vencedor de dois Açorianos na categoria Música Instrumental.

Visita segura

Em acordo com as orientações do Governo do Estado do RS referentes à pandemia da Covid-19, o concerto seguirá os seguintes protocolos de segurança: ocupação reduzida da Casa da OSPA, disponibilização de álcool gel aos visitantes, uso obrigatório da máscara, medição de temperatura na entrada, distanciamento social nos espaços de passagem e na ocupação das poltronas da Sala de Concerto. Também é possível acompanhar os concertos da OSPA gratuitamente e ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube e pela plataforma #CulturaEmCasa. A partir de 18 de outubro, o público deverá apresentar um comprovante de vacinação para acessar os concertos. 

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS