Notícias


Projeto “Remar para o Futuro”, da UFPel, é destaque no Campeonato Brasileiro de Remo

Atletas obtiveram um ótimo desempenho e trouxeram para Pelotas 47 medalhas
04/10/2021 Comunicação Social | Universidade Federal de Pelotas – Foto: Divulgação

Entre os dias 20 e 26 de setembro, ocorreu, no Rio de Janeiro (RJ), mais uma edição do Campeonato Brasileiro de Remo, com provas disputadas na Lagoa Rodrigo de Freitas. O projeto de extensão “Remar para o Futuro” participou da competição com 12 atletas, que obtiveram um ótimo desempenho e trouxeram para Pelotas 47 medalhas.

Os participantes do competiram em barcos individuais e coletivos, representando o clube Centro Português, de Pelotas, ou o Clube de Regatas Flamengo, do Rio de Janeiro, ambos parceiros do projeto. Os integrantes da comitiva foram os seguintes:

– Evelen Cardoso: vencedora de cinco medalhas de ouro e uma de prata;
– Maria Fhurmann: vencedora de cinco medalhas de ouro;
– Mariana Macedo: vencedora de quatro medalhas de ouro e duas de prata;
– Shaiane Ucker: vencedora de quatro medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze;
– Helen Belony: vencedora de três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze;
– Piedro Xavier: vencedor de duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze;
– Ana Júlia Ferreira: vencedor de duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze;
– Robson Radmann: vencedor de uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze;
– Facundo Mezquita: vencedor de duas medalhas de prata e uma de bronze;
– Brenda Madruga: vencedora de uma medalha de prata e uma de bronze;
– Davi Rubira: três vezes colocado em quarto lugar;
– Robert Goia.

Considerando a cidade de origem, a delegação pelotense foi a que mais conquistou medalhas neste campeonato. “O desempenho foi incrível, porque grande parte destes atletas ainda está em formação e muitos deles competiram mais de uma vez no mesmo dia”, pontua o coordenador geral do projeto, professor Fabrício Del Vecchio.

Segundo ele, essa grande participação também faz um o resgate de uma tradição histórica de Pelotas na prática dessa modalidade esportiva, que chega, em 2021, ao seu ápice de projeção nacional e internacional. “O Brasil deveria olhar com mais atenção para o Remar para o Futuro, pois seus agires e saberes podem servir de modelo para muitas modalidades esportivas em âmbito nacional”, afirma o docente.

Del Vecchio destaca ainda a importância de um cuidadoso processo de preparação dos atletas para as competições. Os participantes têm sessões de condicionamento físico geral e específico, acompanhamento nutricional, fisioterapia e atendimento odontológico.

As próximas metas para o grupo do Remar para o Futuro são o Campeonato Sul-Americano, que será realizado na capital do Paraguai, Assunção, em dezembro, e, no mesmo mês, o campeonato Jovens Talentos, em Porto Alegre.

O Remar para o Futuro é um projeto de extensão da Escola Superior de Educação Física da UFPel e têm natureza interinstitucional, em colaboração com a Prefeitura Municipal de Pelotas, com o clube Centro Português 1º de Dezembro, a Academia de Remo Tissot e o Clube de Regatas Flamengo.

Recebe a participação de profissionais de diversas áreas, como o coordenador técnico Oguener Tissot, os profissionais de Educação Física Maurício Feijó e Thiago Mello, a instrutora de iôga Verônica Dietrich, os nutricionistas Matheus Witch e Larissa Braga, do fisioterapeuta Flaviano Moreira e da dentista Bianca Santana. O projeto também conta com algumas empresas locais parceiras, através do programa Adote um Atleta, da empresa Nelson Wendt Alimentos (Arroz Emoções), e é beneficiado pelo Fundo Social Sicredi.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS