Notícias


Operação Heavy Fuel, da Polícia Federal, combate formação de cartel entre postos de combustíveis, em Jaguarão

A investigação teve início em 2019, a partir de relatório da CPI instaurada pela Câmara de Vereadores de Jaguarão
03/10/2021 Texto e foto: Comunicação Social da Polícia Federal em Jaguarão/RS
Anterior Próximo

A Polícia Federal deflagrou na manhã de sexta-feira, dia 1º de outubro de 2021, a Operação Heavy Fuel, para combater possível formação de cartel entre postos de combustíveis sediados na zona sul do estado. Policiais federais deram cumprimento a 16 mandados de busca e apreensão, em estabelecimentos comerciais, escritórios e residências, no município de Jaguarão.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.  

A investigação teve início em 2019, a partir de relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada pela Câmara de Vereadores de Jaguarão, que apurou inconsistência na formação dos preços dos combustíveis praticados por postos do município. 

Diligências realizadas e análise de informações apontaram a possível prática ilegal de cartel. As buscas executadas na manhã de hoje têm por objetivo a coleta de documentos e dados que reforcem o conjunto de indícios já obtidos e que possam trazer novos elementos à apuração.

Considerada como uma das condutas anticompetitivas que mais causa danos aos consumidores, a formação de cartel ocorre quando as empresas formam um acordo para combinar os preços de venda de um determinado produto, com o objetivo principal de eliminar a concorrência entre elas e, com isso, gerar o aumento considerável dos preços e elevar arbitrariamente os lucros. A formação de cartel é considerada uma prática criminosa com previsão de pena que pode chegar a cinco anos de reclusão.

A investigação conta com a participação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, que paralelamente apura os fatos na esfera cível, relacionada ao Direito do Consumidor. A Operação Heavy Fuel investiga, ainda, os crimes de associação criminosa e contra as relações de consumo.



MAIS NOTÍCIAS