Notícias


“Maternar - Primeiro Ato” é o tema da mais nova exposição da Galeria Virtual do Sesc/RS

Mostra de Bruna Engel registra a nova rotina com a chegada da filha da fotógrafa, Maria Eduarda
02/10/2021 Moglia Comunicação Empresarial – Foto: Divulgação

A nova rotina com a chegada de um bebê, registrada de forma crua, é o tema da mais nova exposição da Galeria Virtual do Sesc/RS. Realizada pela fotógrafa Bruna Engel, de Montenegro, a mostra “Maternar - Primeiro Ato” tem características autobiográficas e aborda questões do cotidiano após o nascimento de sua filha, Maria Eduarda.

Neste encontro dos dois mundos, o de antes e o de agora, surge um novo ponto em comum, um novo espaço de extrema intimidade da casa, o sofá. As imagens já estão disponíveis para visualização gratuita no site www.sesc-rs.com.br/galeriavirtual.

Engenheira de formação, Bruna Engel iniciou seus estudos em fotografia em 2014. Foi selecionada para a Residência Artística do FestFotoPoa 2019, que resultou em exposição coletiva apresentada na Fundação Iberê Camargo. Participou de exposições coletivas em espaços de Porto Alegre como a Galeria Planta Baja, o Espaço Cultural Vila Flores e o Espaço Cultural 512.

Também participou do Festival Paraty em Foco, em Paraty. Em 2019, foi finalista do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, ganhando menção honrosa. No ano seguinte, ganhou menção honrosa do Prêmio 15th Julia Margaret Cameron Award.

O projeto que resultou na exposição “Maternar - Primeiro Ato” iniciou em 2018. O trabalho é composto por 18 fotografias que registram o cuidar da filha, o comer, o relaxar, o brincar, o brigar. Também é o local onde se vivencia os preconceitos ainda presentes na vida em família, principalmente aqueles relacionados à manutenção da identidade social após a maternidade e a um problema enfrentado na maioria dos lares brasileiros: a luta pela liberdade da mulher e pela igualdade de gênero.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS