Notícias


Construção do Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional ocorre dentro do cronograma

Prazo de construção da estrutura de 5,7 mil metros quadrados é de oito meses
01/10/2021 Ascom SJSPS | Edição: Secom - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

A construção do Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp), no bairro Partenon, em Porto Alegre, está de acordo com as projeções do cronograma. As obras foram iniciadas no fim de julho deste ano, após a assinatura do termo de cooperação para a criação, estruturação e funcionamento do novo espaço.

O prazo para construir a estrutura de 5,7 mil metros quadrados é de oito meses, com previsão de início das operações no primeiro trimestre de 2022.

Com capacidade para 708 pessoas detidas na Região Metropolitana e que aguardam vaga em estabelecimentos prisionais, o Nugesp será um centro de triagem, contemplando, em um local, todos os procedimentos básicos, como identificação, documentação, registro policial, classificação e audiência de custódia, até o encaminhamento final compatível ao perfil do preso.  

Durante a permanência, o preso terá a garantia de condições dignas, como pernoite, alimentação e higiene, além de pátio e possibilidade de ficar custodiado em espaço separado, caso haja circunstâncias individuais.

Para todas as etapas serem feitas em um local, atuam juntos Executivo, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Nacional de Justiça, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Departamento Penitenciário Nacional e o município de Porto Alegre.

“Esta obra marca o empenho do governo do Estado no enfrentamento de problemas estruturais, bem como reafirma seu compromisso no respeito aos direitos humanos e às garantias individuais”, disse o secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS