Notícias


Novas fases da Operação Polimeria buscam recuperar R$ 15 milhões aos cofres públicos

Ações ostensivas do fisco gaúcho foram coordenadas pelo Grupo Especializado Setorial de Polímeros (GES Polímeros)
01/10/2021 Ascom Sefaz/Receita Estadual | Edição: Secom - Foto: Divulgação Sefaz/Receita Estadual

A Receita Estadual do Rio Grande do Sul deflagrou, entre maio e setembro de 2021, as fases 6 a 9 da Operação Polimeria, para reprimir fraude fiscal no pagamento de ICMS. Os alvos foram grupos de empresas que atuam no ramo de produção e transformação de resinas poliméricas, produção de embalagens de papel e artefatos de borracha. O valor devido aos cofres públicos é estimado em R$ 15 milhões.

As ações ostensivas do fisco gaúcho foram coordenadas pelo Grupo Especializado Setorial de Polímeros (GES Polímeros), localizado na Delegacia da Receita Estadual em Canoas (2ª DRE), e têm como objetivo coibir a concorrência desleal entre empresas. O grupo também trabalha na identificação patrimonial dos alvos investigados, a fim de garantir o recolhimento dos valores devidos.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Além disso, 11 auditores fiscais nomeados em 2021 integraram os trabalhos, sendo três integrantes do GES Polímeros, seis do GES Supermercados, um da Agência da Receita Estadual em Gravataí e um da Delegacia do Trânsito de Mercadorias.

Nas operações, foram apurados indícios de fracionamento de empresas com o objetivo de pulverizar o faturamento e, assim, viabilizar a opção ao regime de tributação do Simples Nacional, prática irregular que possibilita às pessoas jurídicas “laranjas” gozarem da tributação diminuta aplicada no regime. Também são investigadas eventuais ocorrências de venda sem documentos fiscais e “caixa 2”.

Como forma de aumentar o combate à sonegação, a Receita Estadual amplia a atuação repressiva àqueles que deliberadamente descumprem a legislação, tendo programadas para os próximos meses outras operações em diferentes setores da economia. A atuação do órgão tem o objetivo de recuperar os valores sonegados, assim como proteger contribuintes que pagam corretamente seus tributos, coibindo a concorrência desleal entre empresas.

Considerando a pandemia da Covid-19 e prezando pela saúde e segurança de todos envolvidos, as ações seguem os protocolos estabelecidos pelo governo do Estado e pela Secretaria Estadual da Saúde.

Receita 2030 e os Grupos Especializados Setoriais

A Receita Estadual vem implementando um novo modelo de fiscalização por meio da iniciativa “Fiscalização Especializada” da agenda Receita 2030, que consiste em 30 medidas propostas para modernização da administração tributária gaúcha.

Nesse contexto, foram criados 16 Grupos Especializados Setoriais (GES), dentre os quais está o GES Polímeros.

Os GES são equipes criadas para realizar a fiscalização e ampliar as análises setoriais dos principais segmentos econômicos do RS. Alguns focos são prevenção, especialização, gestão de riscos, monitoramento próximo ao fato gerador e proximidade com o contribuinte.

O objetivo é estimular o cumprimento voluntário das obrigações, fortalecer o combate à sonegação para aqueles que descumprem a legislação e impactar positivamente a arrecadação de ICMS.  

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS