Notícias


Uergs divulga Nota de falecimento pelo falecimento de Fabiano Simões

Doutor em Fisiologia e Genética Molecular, Fabiano ingressou na Uergs em agosto de 2014
30/09/2021 Ascom Uergs – Foto: Divulgação

A Uergs comunica com pesar o falecimento do professor Fabiano Simões, da Unidade Universitária em Vacaria. Doutor em Fisiologia e Genética Molecular, Fabiano ingressou na Uergs em agosto de 2014. A reitora em exercício, Sandra Lemos, decretou luto de três dias. A Universidade adiou o Fórum das Engenharias, que começaria na quinta-feira, dia 30.,

Fabiano deixa a esposa, Roberta Mattei Jacoby, gestante, e o filho Filipe Jacoby Simões. O velório será realizado das 11h às 13h desta quinta-feira. Dia 30, na Funerária Sagrada Família, em Vacaria, e o sepultamento ocorrerá em Curitiba.

O docente atuava no curso de Agronomia ofertado pela Unidade da Uergs em Vacaria em parceria com o campus de Vacaria do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Em sua trajetória na Uergs, Fabiano atuou como coordenador dos cursos de Agronomia, de Tecnologia em Fruticultura e de Tecnologia em Agropecuária Integrada, como coordenador adjunto do Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade, como editor da Revista Eletrônica Científica da Uergs, como representante da Universidade no Conselho Consultivo do Campus Regional 2, além de ter integrado comissões e conselhos da Universidade. O professor também manteve intensa atividade de pesquisa e extensão universitária na área de Agronomia, fruticultura e fisiologia.

"Fabiano era um amigo pessoal, mais que um colega. Dedicou muito de sua vida à Uergs, especialmente à Unidade em Vacaria e ao Mestrado em Ambiente e Sustentabilidade, da Unidade em São Francisco de Paula. É difícil expressar o que sentimos neste momento, diante de sua perda", declarou o reitor da Uergs, Leonardo Beroldt.

“Fabiano era uma pessoa muito engajada com a Universidade. Ele via as oportunidades e descobria os caminhos  para conseguir as coisas. A Uergs era uma extensão da casa dele. Ele gostava de consertar as coisas, de roçar, de cuidar dos experimentos dele”, conta a chefe da Unidade em Vacaria, Daniela Poletto.

O acadêmico Vilson Luís Júnior, que integrou a primeira turma do curso de Agronomia da Unidade em Vacaria, descreve Fabiano como um profissional sem igual. “O considerávamos mais que um professor, era um grande amigo. Sempre realizou ações em prol da Uergs e da  Agronomia. Sua partida repentina nos deixa abalados. Que ele tenha um caminho de luz”, disse.

“Professor Fabiano sempre foi extremamente dedicado, parceiro, comprometido com a Unidade em Vacaria e com o Campus Regional 2. Tua falta será imensa para nós, teus colegas”, declara a professora Fernanda Stalliviere, diretora do Campus Regional 2 da Uergs.

"Uma perda que será sentida por todos nós da Uergs, um colega que sempre se dedicou ao melhor não só da unidade de Vacaria como das demais onde ele tinha atividade. Que Deus conforte a família e ilumine a todos", lamenta o professor Luidi Eric Antunes.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS