Notícias


Obra emergencial em barragem permite retomada de irrigação de lavouras de arroz em Cachoeira do Sul

Um dreno de pé, espécie de cortina de contenção, foi aberto ao longo dos 2,3 quilômetros da barragem
30/09/2021 Ascom Irga | Edição: Secom - Foto: Nelson Freitas / Irga

Localizada em Cachoeira do Sul, a barragem do Capané, cuja água é utilizada no cultivo de arroz, voltará a ter o nível em sete metros – o mesmo do ano passado. Devido a fissuras na estrutura, estava perto de quatro metros. A construção emergencial de um dreno de pé (espécie de cortina de contenção), ao longo dos 2,3 quilômetros da barragem, ajudou a recuperar o nível – juntamente com a chuva recente.

A barragem é administrada pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Com a obra, será possível irrigar cerca de 2.500 hectares, beneficiando 40 lavouras de arroz. A distribuição de água para as lavouras será feita de acordo com a média dos últimos anos, como acertado com a diretoria da associação dos usuários.

As lavouras de arroz que utilizam as águas da barragem injetam cerca de R$ 50 milhões na economia local a cada safra. Para evitar inundações, foi instalado um canal extravasor, caso ultrapassado o limite de sete metros.

A contratação de empresa especializada para a obra de urgência foi possível por ação de força-tarefa organizada pelas diretorias comercial, administrativa e técnica do Irga, com a parceria da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seadpr) e da prefeitura de Cachoeira do Sul. O processo para contratação da empresa especializada foi aberto em março e as obras, iniciadas no começo de setembro, estão em andamento.

A partir de agora, haverá uma série de melhorias no monitoramento da barragem e das lavouras, como sistemas de controle de nível e piezômetros (verifica geológicas do terreno), plano de ação emergencial, maior controle no consumo de água durante a irrigação e outros.

A secretária da Agricultura, Silvana Covatti, destacou a importância de ser garantida a operação da barragem. "Estamos atentos às necessidades desta região tão tradicional na produção do arroz e ficamos felizes que as obras de adequação permitirão o atendimento aos produtores e, por consequência, possibilitarão geração de renda, de empregos e de arrecadação para o Estado”, afirmou Silvana.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS