Notícias


Formação pedagógica reúne professores dos anos iniciais das escolas municipais, em Camaquã

Docentes refletiram sobre tempo, espaço e práticas nos anos iniciais
28/09/2021 Texto e foto: Prefeitura de Camaquã
Anterior Próximo

Os professores do 2º ao 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais de Camaquã participaram do Encontro de Formação dos Anos Iniciais, nos dias 15, 16, 22 e 23 de setembro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Desporto. Os eventos realizados pela SMED tiveram como tema “Refletindo sobre o Tempo, Espaço e Práticas nos Anos Iniciais".

Os encontros foram organizados pelas assessoras pedagógicas da SMED, Aniele Jass e Sanay Trzeciak, essa que iniciou o encontro abordando reflexões do livro “Espaços Afetivos: habitar a escola” da escritora Rayssa de Oliveira, momento que serviu para pensar sobre os espaços escolares, a organização destes espaços e as práticas pedagógicas. 

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link

Em um segundo momento, os professores interagiram por meio de práticas com o uso do aplicativo Mentimeter, Kahoot e Merge Cube, ampliando as estratégias que possam impulsionar a participação dos alunos, estimulando a aprendizagem de forma ativa.

A sequência didática e as sugestões de materiais pedagógicos expostos foram apresentadas por Aniele aos professores e foi abordado que é fundamental entender que as diversas dimensões do ensino são interligadas, que há especificidades a serem contempladas e também que os diferentes componentes curriculares se articulam.

As assessoras ressaltaram que incentivar a pesquisa escolar e a gamificação na educação foram temas salientados no encontro. Elas acreditam que possibilitar diversas oportunidades de saberes é criar bons diálogos dentro do espaço escolar.


MAIS NOTÍCIAS