Notícias


Salão de Iniciação Científica da Secretaria da Agricultura mostra 54 trabalhos de pesquisa

Evento ocorre na quarta, dia 29, e quinta-feira, dia 30
28/09/2021 Ascom Seapdr | Edição: Secom – Foto: Divulgação

A décima edição do Salão de Iniciação Científica e Tecnológica (Sicit) do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) ocorre na quarta, dia 29, e quinta-feira, dia 30.

Haverá 32 apresentações orais de pesquisas nas áreas animal, desenvolvimento rural e vegetal. A programação completa, que também conta com o 5º Wokshop de Pós-Graduação e a Mostra de Pesquisa, está disponível aqui.

Ao todo, foram inscritos 54 trabalhos de iniciação científica e tecnológica de bolsistas de nível superior, ensino médio e de estudantes de pós-graduação, além de pesquisas desenvolvidas por pesquisadores do DDPA. Os pôsteres dos trabalhos inscritos podem ser consultados aqui.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

O evento será realizado de forma virtual, com transmissão pelo canal de eventos do DDPA no Youtube. As inscrições para ouvinte estão abertas até esta terça-feira (28/9) em www.even3.com.br/xsicit e dá direito a um certificado que pode ser emitido gratuitamente pela mesma plataforma em até 90 dias após o evento.

Espaço Kids

Pela primeira vez, o Sicit contará com um Espaço Kids, também de forma virtual. Organizado pelo GT Mulheres na Ciência do DDPA, é um ambiente voltado para as crianças de mães e pais participantes. O Espaço Kids Virtual terá uma sala própria, exclusiva para as crianças, com atividades síncronas ministradas pelas pesquisadoras do DDPA e uma participação especial da escritora Raquel Ribeiro. Haverá contação de histórias, teatro de fantoches, experiências e atividades lúdicas.

As inscrições para o Espaço Kids também ocorrem até esta terça-feira (28/9) pela mesma plataforma de inscrição de ouvintes. Só é necessário informar, no ato da inscrição, que tem interesse no Espaço Kids e a idade da(s) criança(s) que participarão. A programação completa do espaço está aqui.

Comunicação, ciência e sociedade

O tema do 10º Sicit este ano é Comunicação, ciência e sociedade, e a parte da manhã de quarta-feira será dedicada a palestras sobre o assunto. O primeiro palestrante será Luiz Almeida, do Instituto Questão de Ciência, que falará sobre “Comunicação: a imunização contra o negacionismo”. Na sequência, Gilson Volpato, do Instituto Gilson Volpato de Educação Científica, abordará o tema “Comunicação, ciência e sociedade”. Para encerrar o ciclo de palestras, Melanie Fontes-Dutra, da Rede Análise Covid-19, falará sobre “Divulgação científica em tempos de pandemia”.

Sobre o Sicit

O 10º Sicit, o 5º Workshop de Pós-Graduação e a Mostra de Pesquisa têm como objetivos possibilitar aos alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores do DDPA e de outras instituições apresentar os resultados de suas atividades de pesquisa, estimulando curiosidade científica, raciocínio lógico, senso crítico, responsabilidade e entusiasmo pela ciência. Também busca despertar o interesse na pesquisa e no desenvolvimento de produtos e processos inovadores, divulgando a geração de conhecimento e a transferência de novas tecnologias e serviços para a agropecuária gaúcha.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS