Notícias


Prefeitura de Porto Alegre fornece óculos a crianças com problemas de visão

A iniciativa integra o Programa Porto Olhar Alegre, da Secretaria Municipal de Saúde
27/09/2021 Texto e foto: Prefeitura de Porto Alegre

Cerca de 40 crianças de diferentes regiões da cidade com problemas de visão irão escolher as armações de óculos na sexta-feira, dia 24, às 14h, no Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27).

A iniciativa integra o programa Porto Olhar Alegre, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os óculos poderão ser retirados em 30 dias.

O Porto Olhar Alegre fornece óculos para a faixa etária até 17 anos e conta com recursos federais do Programa Saúde na Escola (PSE). A partir de licitações realizadas anualmente, é estabelecido fluxo com a ótica vencedora para a confecção de lentes e óculos com modelos e tamanhos variados e adequados à faixa etária. Esta é a terceira prova de armações do ano. Nas duas primeiras, que ocorreram em abril e julho, 35 crianças foram contempladas.  

Para ter acesso aos óculos, pais ou responsáveis devem procurar a unidade de saúde de referência, conforme o endereço de moradia, solicitando avaliação oftalmológica. Além disso, a triagem é feita pelas unidades de saúde em alunos de escolas públicas municipais e estaduais de Porto Alegre pactuadas no PSE.

Pandemia

Segundo Pesquisa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, realizada em abril e junho, sete em cada dez médicos oftalmologistas entrevistados identificaram progressão da miopia em crianças durante a pandemia de Covid-19. Em Porto Alegre, a saúde ocular está entre as ações prioritárias do PSE este ano devido à maior exposição das crianças às telas.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS