Notícias


Fórum ‘De onde virão os terneiros?’ retorna com seminário e Dia de Campo, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro

Iniciativa do Senar-RS, evento sobre eficiência reprodutiva na pecuária será realizado em Pedras Altas
24/09/2021 Padrinho Agência de Conteúdo | Tatiana Py Dutra – Foto: Divulgação

Em 2020 a pandemia exigiu que o fórum “De onde Virão os Terneiros” ocorresse de forma virtual. Mas este ano, a melhora do quadro sanitário da Covid-19 permitiu que o evento fosse realizado presencialmente e no formato original: dedicando um dia para seminário e outro para um Dia de Campo. A 104ª etapa já tem data marcada - 30 de setembro e 1º de outubro, em Pedras Altas, ao Sul do Estado - e as inscrições podem ser feitas no e-mail eventos@senar-rs.com.br. O evento é gratuito.

Realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), o fórum tem como público alvo produtores rurais, técnicos e estudantes de ciências agrárias, interessados em aumentar a eficiência reprodutiva do rebanho adotando estratégias para aumentar a taxa de prenhez das vacas e reduzir a idade de primeiro serviço das novilhas para dois anos.

No primeiro dia de atividades, os participantes fazem parte de um Dia de Campo em propriedades consideradas modelo na produção de bovinos de corte pelo Senar-RS. Lá, proprietários e técnicos dividem informações sobre sistema de produção, manejo, potencialidades e dificuldades.  No dia seguinte, professores universitários e técnicos ministram palestra sobre temas relevantes para os produtores da região.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

O evento

O fórum “De onde virão os terneiros?” foi criado pelo Senar-RS em 2012. De lá para cá, teve 22 etapas realizadas em 16 municípios gaúchos, atingindo um público de 6.378 pessoas. Por isso, já é considerado um dos principais eventos de pecuária de corte do Rio Grande do Sul.

Realizado pelo Senar-RS, o evento é uma promoção de Farsul e Casa Rural, com apoio dos departamentos de Solos e Zootecnia da UFRGS e do Sindicato Rural de Pedras Altas.
 
DE ONDE VIRÃO OS TERNEIROS - PEDRAS ALTAS (RS)
 
Quando: 30 de setembro e 1º de outubro
Informações e inscrições: eventos@senar-rs.com.br e pelo telefone do Sindicato Rural de Pedras Altas, (53) 98457-7741

PROGRAMAÇÃO

30/09
DIA DE CAMPO

9h - Estância São Carlos, propriedade de Carlos Santos Silveira de Àvila, na localidade de São Diogo

12h - Almoço*

13h - Estância Santa Maria, Sucessão Sérgio Souza Fernandes, na localidade de Lagões

17h30 - Encerramento

01/10

SEMINÁRIO

CTG Sentinela de Pedras Altas (Av. Basileu Azeredo, 652)

8h - Cadastramento

8h15 - Abertura

8h30 - “A necessária eficiência reprodutiva dos rodeios de cria” - Professor José Fernando Piva Lobato, Ph.D, do Departamento de Zootecnia da UFRGS

10h - “Intensificação sustentável da pecuária de cria” - Eng. Agr. Cristiano Gotuzzo,  Instrutor do Senar-RS - Cooplib

10h50 - Intervalo

11h - “Benefícios da integração lavoura - pastos - pecuária”- Profª Drª Amanda Posselt

12h - Mesa Redonda - Primeiro Painel. Professor Luiz Fernando Cirne Lima (mediador)

12h30 - Almoço*

14h - “Otimização das pastagens com uso de suplementos" - Profª Drª Luciana Potter, do Departamento de Zootecnia da UFSM

14h50 - “Ferramentas genéticas aplicadas à produção dos terneiros”, Médico veterinário  Bruno Teixeira (Dr.), instrutor do Senar-RS - Cooplib

15h40min - Intervalo

16h - “Manejos auxiliares e de controle do carrapato: experiências práticas de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-RS” - Médico veterinário Iuri Pioly Marmitt (Me), supervisor de campo da ATeG - Gestão Avançada de Construções Ltda

17h20 - Mesa Redonda - Segundo Painel. Professor Luiz Fernando Cirne Lima (mediador)

18h – Encerramento

*Almoço gratuito no local

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS