Notícias


Fapergs divulga os agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2021

A edição do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2021 tem como tema “A Ciência a serviço da sociedade”
23/09/2021 Ascom Fapergs | Edição: Secom – Foto: Divulgação

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria de Inovação Ciência e Tecnologia (Sict), divulgou os nomes dos agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2021, selecionados com a participação do comitê de assessores científicos da Fapergs e do comitê especial. O anúncio foi feito na sexta-feira, dia 17 de setembro.

A edição do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2021 tem como tema “A Ciência a serviço da sociedade”, destacando a contribuição da ciência no combate à pandemia e o seu potencial em gerar inovação, riquezas e bem-estar, contribuindo para uma sociedade melhor.

A solenidade de premiação será virtual, realizada por transmissão pela internet, com realização no período de 17 a 23 de outubro. A programação será divulgada, posteriormente, nos canais da Fapergs.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

As indicações mobilizaram a comunidade científica gaúcha, que com a participação de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) e empreendedores, realizaram a submissão dos concorrentes para 14 categorias de premiação.

Na categoria Pesquisador Destaque, que reconhece pesquisadores com uma carreira brilhante na pesquisa científica, nas suas áreas do conhecimento, a premiação terá agraciados em nove áreas: Artes, Letras, Linguística; Arquitetura, Urbanismo e Design; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Economia e Administração; Educação; Engenharias e Geociências e Oceanografia.

O certame também contempla estudantes em nível de graduação, com a categoria Jovem Pesquisador e também o empreendedorismo e a inovação com as categorias: Startup Inovadora e Pesquisador na Indústria.

Duas categorias novas estão fazendo parte desta premiação: Pesquisador no Setor Público, valorizando inovações aplicadas ao serviço público; e Profissional de Comunicação, ao comunicador que tenha contribuído com a divulgação, comunicação e discussão da ciência junto à sociedade.

Fazendo alusão ao tema desta 11ª edição, “A Ciência à Serviço da Sociedade”, destacando a contribuição da ciência no combate à pandemia, a premiação terá dois homenageados que, por meio de suas atividades, prestaram um serviço à sociedade, o médico-veterinário e professor da Feevale Fernando Rosado Spilki e a jornalista e mestre em medicina Larissa Roso, do jornal Zero Hora.

Um dos destaques do evento será a entrega da medalha Sylvio Torres, concedida bienalmente, distinção que leva o nome do médico-veterinário, professor, pesquisador e um dos fundadores da Fapergs. A física e professora da UFRGS Márcia Cristina Bernardes Barbosa receberá a medalha Sylvio Torres, por sua contribuição extraordinária para o progresso da ciência.

O evento também terá o Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho, que em terceira edição, reconhecendo estudantes de escolas públicas que conquistaram medalhas e menções honrosas em eventos de conhecimento nacionais e internacionais, estimulando a cultura da ciência e a carreira científica dos futuros profissionais. A distinção é uma iniciativa do Programa Educar para Inovar, vinculado à Sict em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

Veja a relação dos selecionados nas áreas do conhecimento:

Pesquisador destaque:

Ciências Agrárias - Antônio Costa de Oliveira – UFPel
Ciências Biológicas - Marilene Henning Vainstein – UFRGS
Ciências da Saúde - Luis Augusto Paim Rohde - UFRGS
Engenharias - Sandro Campos Amico - UFRGS
Artes, Letras e Linguística - Lilian Cristine Hübner - PUCRS
Arquitetura, Urbanismo e Design - Alcindo Neckel - IMED
Economia e Administração - Kelmara Mendes Vieira - UFSM
Geociências e Oceanografia - Otavio Costa Acevedo - UFSM
Educação - Marilia Costa Morosini – PUCRS

Categorias que contemplam o nível de graduação e o meio empresarial:

Jovem Pesquisador - Caroline Dalastra (UFFS)
Startup Inovadora - Agrega Biotec (Adriana Ambrosini)
Pesquisador na Indústria - Fabrício Rochedo Conceição (UFPel)
Pesquisador no Setor Público- Amilton Rodrigo de Quadros Martins (Imed)
Profissional de Comunicação Científica - Marcelo Gonzatto (jornal Zero Hora)

Homenageados pelo tema “A ciência a serviço da sociedade”:

Fernando Rosado Spilki - Feevale
Larissa Roso - jornal Zero Hora

Medalha Sylvio Torres:

Márcia Cristina Bernardes Barbosa – UFRGS

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS