Notícias


Projeto de Decreto Legislativo concede o título de Cidadão Camaquense ao Prefeito Ivo de Lima Ferreira

Projeto é de autoria do Vereador Mozart Pielechowski
19/09/2021 Redação Portal de Camaquã – Foto: Prefeitura de Camaquã / Divulgação

O Vereador Mozart Pielechowski, Vice Líder da Bancada do Partido da Social Democracia Brasileira, protocolou na Secretaria do Poder Legislativo de Camaquã o Projeto de Decreto Legislativo 2/2021, que concede o título de Cidadão Camaquense ao Sr. Ivo de Lima Ferreira.

O projeto está em análise na Comissão de Constituição e Justiça e, após receber parecer, será incluído em duas sessões para ser discutido e votado pelos Vereadores.

Sobre o homenageado

Ivo de Lima Ferreira nasceu em 11 de agosto de 1959, no município de Dom Feliciano, filho do agricultor Valcir Vicente Ferreira e da dona de casa Eni Lima Ferreira, possui quatro irmãs: Zenilda, Neida, Maria Evanira e Ana Evanilda. É casado com Irene de Lima Ferreira há 42 (quarenta e dois) anos, com quem constituiu uma linda e sólida família, sendo o pai de Ivoir de Lima Ferreira e Ivonei de Lima Ferreira, tendo como noras: Rosangela Dias e Tarsila Konflanz, sendo avô da Kanã, Clara e Ester. 

Desde muito cedo já trabalhava para ajudar a família de pequenos agricultores e, na condição de único filho homem, lhe tocou o compromisso de juntamente com o patriarca zelar e prover o sustento de todos.

Devido sua grande responsabilidade perante a família, acabou não podendo se dedicar aos estudos e com apenas o ensino fundamental seguiu lutando pelos seus objetivos e metas, buscando nas atividades do dia a dia, nas relações humanas, a vivencia necessária, que lhe deram o suporte para se tornar um homem de negócios, referência por ser um líder nato, um homem audacioso, aguerrido, empreendedor, um homem a frente do seu tempo! 

Nessa esteira, trabalhava na agricultura, cultivando a terra, aprendendo a respeitar a natureza, os frutos do trabalho do homem do campo, o valor do trabalho braçal, construindo uma base forte de princípios e valores que nortearam toda sua vida profissional. Sempre muito obstinado se aventurou no ramo da construção, entretanto, seus ideais cultivados desde a infância, o levaram a postular uma cadeira no Parlamento Municipal sendo eleito vereador no Município de Dom Feliciano, mandato 1992 a 1996. Tendo sido reeleito no mandato de 1996 a 2000. Importante registrar que durante 10 (dez) dias esteve a frente do Executivo Municipal. Muito empreendedor, no ano de 1997 fundou a empresa Gaúcha Eletro Rede e, com o término de seu mandato em 2000 mudou-se para Camaquã onde reside até hoje com sua família no Bairro Olaria.

Em Camaquã, sua empresa logo ganhou mercado e destaque em face do excelente serviço prestado. Uma empresa familiar que ganhou respeito e notoriedade perante a sociedade camaquense. Em razão da sua expressividade enquanto homem de negócios, como um pai de família honrado, por seus ideais de trabalho, desenvolvimento, foi candidato a prefeito pelo Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB no ano de 2016, tendo sido eleito, assumindo a Prefeitura Municipal de Camaquã mandato 2017-2020. 

No transcurso desta gestão muitas ações em prol do desenvolvimento e progresso foram realizadas, bem como um grande investimento em saúde e educação. Algumas de suas principais conquistas para o povo camaquense foram: o resgate da Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24 horas entregue para o Governo Federal; a implantação de uma Usina de Asfalto que é referência na região, recebendo desde sua instalação autoridades de outros municípios por servir de modelo, sendo indicada pela FAMURS. Importa mencionar ainda, que na esfera da educação, houve a valorização dos professores através da implantação do novo plano de carreira do magistério garantindo o piso nacional. Por oportuno, deve ser dito, a realização de investimentos substanciais nas escolas municipais, especialmente na educação infantil, onde inaugurou a Escola de Educação Infantil Barbosa Lessa que atende aproximadamente 250 (duzentos e cinquenta) crianças diariamente, assim como na instalação da nova Escola Municipal de Educação Infantil Recanto Infantil proporcionando mais qualidade de ensino e segurança para os alunos.

Por sua vez, em 2020 se reelegeu Prefeito com cerca de 17 (dezessete) mil votos, garantindo a perpetuação de um trabalho voltado ao desenvolvimento e progresso do município, preparando Camaquã para um futuro melhor. 

MAIS NOTÍCIAS