Notícias


Coronel Valmir José dos Reis apresenta sistema de Vigilância Colaborativa à CDL

Já existem 109 câmeras em funcionamento em Santa Cruz do Sul, auxiliando na vigilância das ações na cidade
18/09/2021 Assessoria de Imprensa da CDL Santa Cruz – Foto: Divulgação

O projeto de Vigilância Colaborativa foi apresentado aos associados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul, durante uma reunião na noite da quarta-feira, dia 15 de setembro.

O sistema foi apresentado pelo Coronel Valmir José dos Reis, que demonstrou a importância da participação da comunidade e, em especial dos lojistas, para a melhora dos índices de segurança no município. A reunião foi conduzida pelo presidente da CDL Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz.

O projeto teve criação e implantação capitaneada pelo Ministério Público, na pessoa do Dr. Érico Fernando Barin, titular da Promotoria Especializada de Defesa Comunitária, em conjunto com as demais entidades de segurança pública e representantes da sociedade civil organizada.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Implantado no CRPO/VRP e no 23º BPM, a Vigilância Colaborativa, segundo o Coronel Valmir José dos Reis, constitui-se em rede de câmeras de vigilância interligadas a partir de sistema próprio desenvolvido pela empresa Cindapa, cuja adesão se deu com base em termo de convênio entre os segmentos público e privado no município de Santa Cruz do Sul.

“A ideia é potencializar a captação e utilização de imagens de câmeras de monitoramento em Santa Cruz do Sul e região, possibilitando a pronta resposta da segurança pública à prática dos mais variados ilícitos penais, proporcionando a busca de elementos de informação que possam elucidar a dinâmica desses eventos e a efetiva execução das funções de polícia ostensiva e de inteligência policial”, cita Reis.

Ele explica ainda que a Vigilância Colaborativa é de um conjunto de ações para unir a sociedade em prol de medidas de vigilância em comum, que visam à prevenção e redução dos índices de criminalidade. Esse tipo de tecnologia auxilia os poderes públicos na filtragem, análise e interpretação das imagens.

“Desta forma, a participação da comunidade beneficia a segurança da população e a consequente vigilância para aquela região, aprimorando as ações de polícia ostensiva e inteligência policial e ampliando o espectro de abrangência frente ao combate da criminalidade e violência”, justifica o coronel.

Atualmente, são 109 câmeras em funcionamento no município de Santa Cruz do Sul, sendo que, todos os municípios que desejarem através de seus órgãos/pessoas físicas e/ou jurídicas podem aderir ao Programa, através de um o acordo efetuado com os órgãos responsáveis.

“O objetivo junto à CDL Santa Cruz foi o de sensibilizar os empresários que tiverem o sistema de câmeras em seus estabelecimentos, de participar do programa. Não precisamos de  15 câmeras numa mesma rua e, sim de ao menos uma câmera por rua para podermos montar o cerco aos bandidos”.

Novos sócios

Na reunião da CDL Santa Cruz foram apresentados dois novos sócios efetivos: a Acordare Colchões e Enxovais e a Imobiliária Cidade. A Acordare foi representada pela gerente Rafaela Longaray  e pelo diretor executivo Guilherme Renz. Já a Imobiliária Cidade teve a representação da diretora Julia Schirmann.

MAIS NOTÍCIAS