Notícias


Deputada Luciana Genro questiona a Secretária de Educação sobre atrasos em obras nas escolas

Seduc tem 30 dias para responder aos questionamentos
16/09/2021 Agência de Notícias ALRS - Foto: Celso Bender

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) oficiou a Secretaria Estadual de Educação acerca de atrasos para resolver problemas de estrutura em três escolas de Porto Alegre. O mandato da deputada recebeu informações sobre edificações prejudicadas nos bairros Campo Novo, Cristo Redentor e Restinga. A Seduc tem 30 dias para responder aos questionamentos, que foram enviados na sexta-feira, dia 10 de setembro..

“Estamos preocupados com a situação dessas escolas. É urgente a realização das obras necessárias e de medidas de segurança para os estudantes, pais, professores e funcionários. As escolas gaúchas estão em petição de miséria, prejudicadas por obras que o Estado tem sido incapaz de resolver,” disse a deputada.

No documento, Luciana Genro pede explicações sobre os motivos do atraso nas obras e solicita reparos, além de questionar quem são os responsáveis pela situação e como os mesmos serão responsabilizados. A deputada ainda solicita, em forma de cronograma, qual a previsão de conclusão das referidas obras e de implementação das medidas de segurança.  

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Tancredo Neves, obras inacabadas comprometem a estrutura do prédio. De acordo com os relatos, a instituição não possui fechamento adequado em seu entorno, prejudicando a segurança dos estudantes, professores e funcionários, além de conter entulhos espalhados em suas dependências, inviabilizando o uso do pátio. A demanda não é recente, pois, de acordo com o próprio governo, em publicação de 2014, “há 12 anos, a comunidade aguarda melhorias na infraestrutura”. Embora tenham recebido um novo prédio, o problema permanece.  

Já o Instituto Estadual Dom Diogo de Souza está sofrendo com falta de energia elétrica em parte da escola desde 2019 e a estrutura está cedendo em alguns pontos, devido às chuvas enfrentadas no último período. De acordo com a comunidade escolar, o Instituto está parcialmente sem energia por problemas na caixa de luz. Relatam, ainda, que já enviaram dois ofícios (o primeiro em 09 de janeiro de 2020 e o segundo em 05 de março de 2020) e protocolaram chamado na Seduc, informando sobre a demanda, mas asseguram que nada foi feito até o presente momento.

A Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição registra falta de energia elétrica em função do furto de fios, além da ausência de outros materiais, como o portão da escola. De acordo com a comunidade escolar, o colégio está sem luz porque a fiação foi furtada diversas vezes ao longo do ano. Relatam que o último furto deixou a escola sem energia elétrica, impossibilitando o atendimento à comunidade.

De acordo com informações recebidas, representantes da Escola reuniram com o coordenador da Seduc, que solicitou o envio de três orçamentos referentes aos reparos, já encaminhados, mas sem a devida resolução dos problemas. 

MAIS NOTÍCIAS