Notícias


Instituto Estadual de Cinema abre inscrições para Oficina de Técnicas Fotográficas

A oficina é gratuita e ocorre de 7 de outubro a 23 de dezembro
15/09/2021 Ascom Seduc – Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o Laboratório da Imagem: Oficina de técnicas fotográficas, com Amílcar Pinto. A atividade é uma realização do Instituto Estadual de Cinema (Iecine) e do RS Criativo, instituições da Secretaria de Estado da Cultura RS (Sedac), com apoio da Cinemateca Paulo Amorim e do Banrisul.

A oficina é gratuita e ocorre de 7 de outubro a 23 de dezembro, em formato presencial, nas quintas-feiras, das 14h30 às 18h, no Laboratório Iecine Odilon Lopez.

Sem a exigência de pré-requisitos, o curso é voltado ao público em geral e irá abordar técnicas e fundamentos básicos da arte de fotografar. Serão propostas atividades práticas que abrangem desde fotografia sem câmera (como fotograma, antotipia e quimigrama) até câmeras artesanais, com e sem lente (Pinhole, Estenopeica).

Com as aulas, pretende-se ampliar a compreensão e estimular a reflexão sobre as cenas, enfatizando as singularidades das técnicas e procedimentos trabalhados, o que valoriza a diversidade de olhares dos participantes.

"O Laboratório Iecine Odilon Lopez veio para democratizar o saber sobre questões técnicas que passam pelo conhecimento do audiovisual. A fotografia é a raiz do cinema, através da qual vem a modernidade. A própria pintura é liberta, para deixar de representar o mundo. Com a fotografia, vieram as imagens em movimento, que são a essência do cinema", destaca o diretor do Instituto Estadual de Cinema, Zeca Brito.

O Iecine está localizado no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736). As inscrições podem ser feitas até 30 de setembro, através deste link ( encurtador.com.br/qCSY1 ).

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS