Notícias


“Vocês são uma inspiração”, diz Leite ao receber paratletas dos jogos de Tóquio

Atletas participaram dos Jogos Paralímpicos em Tóquio
13/09/2021 Texto: Thamíris Mondin | Edição: Marcelo Flach/Secom - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
Anterior Próximo

Atletas do Grêmio Náutico União (GNU) que participaram dos Jogos Paralímpicos em Tóquio foram recebidos pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário do Esporte e Lazer, Danrlei de Deus, no Palácio Piratini, na quinta-feira, dia 9 de setembro.

Nos jardins do palácio, o governador conversou com os esportistas Maria Carolina Gomes Santiago, Ruiter Antônio Gonçalves Silva, Roberto Alcalde, Susana Schnarndorf, da natação, e Vanderson Chaves e Mônica Santos, da esgrima em cadeira de rodas. Leite agradeceu aos atletas por levarem o nome do Rio Grande do Sul para a competição.  

“O esporte tem um efeito muito importante nas questões sociais. O impacto se vê na segurança, no estímulo para a juventude. E vocês são, sem dúvida alguma, um exemplo. Os paratletas têm um fator adicional de inspiração, pela superação dos desafios, daqueles que seriam seus próprios limites e que são superados. Vocês são uma inspiração e tornam isso um exemplo para mobilizar a nossa população. Por isso tudo, meu muito obrigado a vocês”, disse.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

A nadadora Maria Carolina Santiago, primeira brasileira a conquistar três medalhas de ouro na natação em uma única edição dos Jogos Paralímpicos, além de uma prata e um bronze, carregava suas conquistas no peito e se emocionou ao falar do impacto do esporte na sua vida e do incentivo que recebeu no clube gaúcho desde 2018, depois de sair de sua terra natal, Pernambuco.

“Acreditaram desde o início. Desde que entrei no movimento paralímpico eu vi o quanto é incrível e o quanto existe de superação e realização ali dentro. Só tenho a agradecer. Hoje digo que sou pernambucana, mas gaúcha de coração”, disse a atleta de 37 anos, que nasceu com síndrome de Morning Glory, uma alteração congênita na retina que reduz seu campo de visão.
 
O governador falou também sobre a importância das políticas públicas de incentivo ao esporte. “Desde o início do nosso governo, implementamos o Pró-esporte, e ampliamos o valor investido neste ano. E, agora que o Estado está em melhores condições financeiras, já pedi ao secretário Danrlei para que organize uma política de investimentos mais robusta na área do esporte", disse Leite.

A Secretaria do Esporte e Lazer trabalha no Programa Estadual para a Infraestrutura Esportiva, para melhorar as condições dos espaços existentes e ampliar as estruturas esportivas como centros, quadras, campos, ciclovias já iniciadas ou ainda na condição de projetos, além do projeto do Bolsa Atleta Estadual para atletas e treinadores, com lançamento previsto até o fim de 2021.

MAIS NOTÍCIAS