Notícias


Leite recebe encarregado de negócios interino da Missão dos EUA no Brasil

“Temos muito interesse em estreitar ainda mais as relações entre o RS e os EUA", disse Leite a Douglas Koneff
12/09/2021 Texto: Suzy Scarton | Edição: Marcelo Flach/Secom - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite recebeu, na manhã da sexta-feira, dia 10 de setembro, o encarregado de negócios interino da Missão dos EUA no Brasil, Douglas Koneff. A reunião ocorreu na Casa Branca, sede do governo do Estado na Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

“Temos muito interesse em estreitar ainda mais as relações entre o RS e os EUA. Já estamos trabalhando em conjunto em diversas frentes, com troca de expertise e o compromisso mútuo de cooperarmos”, disse o governador.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Douglas Koneff é atualmente o encarregado de negócios interino da Missão dos Estados Unidos no Brasil, uma missão de seis postos, que totalizam 1,4 mil pessoas. Antes da função de ministro conselheiro da Missão dos EUA no Brasil, Koneff foi o diretor do Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Brasil e Cone Sul. Essa é a quarta visita dele ao Estado.

“Estou muito ansioso para conhecer a feira, cuja importância é inegável para diversos setores da economia”, explicou Koneff.

Os Estados Unidos participaram ativamente da Expointer nos últimos três anos. Em 2019, quando retornaram à feira depois de 26 anos, o Consulado-geral dos Estados Unidos em Porto Alegre montou um estande no Pavilhão Internacional. Antes disso, a última participação havia sido em 1992.

Em 2020, durante a edição digital da Expointer, o Consulado-geral dos Estados Unidos em Porto Alegre também esteve presente, com um estande virtual. A programação incluiu palestras online sobre setores do mercado agropecuário com representantes do governo americano, diretores e analistas de associações ligadas ao setor.

Neste ano, por fim, os Estados Unidos deram continuidade à presença na Expointer, porém sem um estande próprio.

O consulado em Porto Alegre foi reaberto em 2017. Desde então, as relações entre o RS e representantes dos EUA se intensificaram. Em 2021, o RS e a embaixada americana assinaram um memorando de cooperação.

Além do consulado, Porto Alegre também conta com uma unidade da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham). A câmara organiza anualmente eventos de intercâmbio comercial, além de servir como apoio para empresas.

O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, e o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin, também recepcionaram o encarregado americano. O cônsul-geral dos EUA no RS, Shane Christensen, a conselheira para Assuntos Políticos e Econômicos, Alexandra Stein, e a assessora para Assuntos Políticos e Econômicos, Aline Vecchia, acompanharam a visita.

MAIS NOTÍCIAS