Notícias


Em 12 meses, GAECO de Passo Fundo denuncia 137 pessoas ligadas a organizações ou associações criminosas

As peças acusatórias somadas narraram mais de uma centena de crimes
09/09/2021 Ascom Ministério Público – Foto: Divulgação

Entre agosto de 2020 e agosto de 2021, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Gaeco) – Núcleo Planalto ofereceu 23 denúncias contra 137 integrantes de organizações ou associações criminosas com atuação na região Norte do Estado.

As peças acusatórias somadas narraram mais de uma centena de crimes, destacando-se a formação de grupos para a exploração do tráfico de drogas, roubos e lavagem de dinheiro.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

Destaca-se, inicialmente, a atuação do Gaeco no âmbito da Operação Polis, deflagrada pela Polícia Civil para apurar o incremento patrimonial de criminosos dedicados à prática de estelionatos e lavagem de dinheiro.

No período, o Ministério Público denunciou 59 pessoas, bem como ajuizou inúmeras cautelares para venda antecipada e gravame de bens dos autores, sempre com o pensamento final de ressarcir as vítimas dos danos.

Com relação a roubos e tráfico de drogas, verificou-se que, das 78 pessoas denunciadas, grande parte possui ligação com uma importante facção criminosa com origem no Vale do Sinos, ficando evidente a crescente atuação deste grupo criminoso na cidade de Passo Fundo e região.

Outras ações estão sendo desenvolvidas em conjunto com a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas (Draco) de Passo Fundo, tanto para descapitalizar os criminosos quanto para retirar do convívio social os líderes dos grupos.

MAIS NOTÍCIAS