Notícias


A pedido do Ministério Público, justiça cassa mandatos do prefeito, vice-prefeito e de um vereador de São Francisco de Assis

Os três foram condenados por prática de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico e político, nas eleições de 2020
09/09/2021 Ascom Ministério Público – Foto: Divulgação

A pedido do Ministério Público em São Francisco de Assis, a Justiça Eleitoral da 79ª Zona decidiu, na quinta-feira, dia 3 de setembro, pela cassação dos mandatos do prefeito, Paulo Renato Cortelini, do vice-prefeito, Jeremias Izaguirre de Oliveira, e do vereador Vasco Henrique Asambuja de Carvalho.

Os três foram condenados por prática de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico e político, nas eleições de 2020. Ananias Dorneles Soares Sobrinho foi condenado por abuso de poder econômico e político. A Justiça declarou, ainda, a inelegibilidade de todos pelo prazo de oito anos subsequentes à eleição municipal de 2020.

Paulo Renato Cortelini, Jeremias Izaguirre de Oliveira e Vasco Henrique Asambuja de Carvalho também foram condenados individualmente ao pagamento de multa no valor de 25 mil Ufirs, que seria equivalente a R$ 26.602,50, caso o pagamento fosse feito nesta sexta-feira.

A representação do MPRS foi ajuizada pelo promotor de Justiça Eleitoral Vinicius Cassol a partir de investigação que constatou que Paulo Renato Cortelini, Jeremias Izaguirre de Oliveira, Vasco Henrique Asambuja de Carvalho e Ananias Dorneles Soares Sobrinho prometeram e efetivaram o pagamento de despesas de eleitores, além do fornecerem combustível e entregarem cestas básicas da Secretaria de Desenvolvimento Social, fazendo indevida vinculação da entrega aos nomes dos representado, candidatos no pleito eleitoral na época dos fatos.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS