Notícias


Em homenagem ao seu centenário, Palácio Piratini recebeu o Sarau do Solar, com Zé Caradípia

O artista fez uma apresentação solo, com voz e violão, interpretando músicas do CD "Zé Caradípia – Acústico"
05/09/2021 Texto: Vanessa Kannenberg | Edição: Secom - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

O Sarau do Solar, evento promovido pela Assembleia Legislativa, na quarta-feira, dia 1º de setembro, saiu do Palácio Farroupilha, sede do Legislativo, e ocorreu do outro lado da rua, no Palácio Piratini, sede do Executivo.

A mudança provisória de endereço ocorreu em homenagem ao aniversário de cem anos do Piratini e contou com a presença do governador Eduardo Leite. O artista convidado para a edição especial do sarau mais antigo em atividade em Porto Alegre foi Zé Caradípia, com seu show acústico, transmitido ao vivo pelas redes sociais.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

“Quero dar as boas-vindas a vocês ao Palácio Piratini e, como chefe do Poder Executivo, além de agradecer pelo bom trabalho que a Assembleia tem feito sobre os temas mais importantes do Estado, quero dizer que receber o Sarau do Solar no Palácio Piratini, aqui no Salão Negrinho do Pastoreio, é uma grande alegria, uma honra neste centenário. Celebra-se a cultura duplamente. A cultura a partir do patrimônio edificado, pois o Palácio Piratini é um patrimônio cultural do Rio Grande do Sul, com cem anos de história, tantas passagens memoráveis e com a riqueza e a beleza arquitetônicas deste espaço. E o patrimônio edificado é importante, pois cria a ambiência, mas a cultura é feita mesmo pelas pessoas. Portanto, prestigiar os nossos artistas, valorizar a nossa cultura a partir de homens e mulheres que fazem a cultura acontecer é fundamental”, destacou o governador.

Citando Zé Caradípia, Leite fez uma homenagem a todos os artistas gaúchos, lembrando o quão afetados foram por conta da pandemia, mas destacando as medidas de apoio que o governo criou com o apoio dos deputados estaduais. O governador destacou, ainda, o recém-lançado programa Avançar na Cultura, pelo qual o Estado investirá com recursos próprios R$ 76,1 milhões no setor até 2022, entre obras, fomento, editais e qualificações.

Mestre de cerimônias do evento, o presidente do Parlamento, deputado Gabriel Souza, lembrou que o Sarau do Solar da Assembleia Legislativa completa 29 anos de existência, mantendo o objetivo de promover espetáculos musicais com periodicidade quinzenal e com entrada franca, em temporada que se estende por todo ano.

“Geralmente, o Sarau do Solar é realizado no Solar dos Câmara, prédio mais antigo da nossa capital, cuja construção começou em 1818, o que mostra aí o zelo que a Assembleia Legislativa gaúcha tem pelo patrimônio histórico e cultural, mas também a relação que a Assembleia tem mantido com as atividades culturais do Rio Grande do Sul”, destacou Souza.

O artista convidado, Zé Caradípia, tem uma carreira sólida com diversos sucessos em seu currículo de compositor, cantor e músico. Asa Morena, sua música mais famosa, ficou conhecida por meio da interpretação de Zizi Possi em disco homônimo de 1982, figurando entre as cem músicas mais tocadas no século 20 no Brasil. Em novembro de 2015, o padre Fábio de Melo registrou no CD/DVD Deus no esconderijo do verso, em gravação realizada ao vivo no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a música Ser menino e ser amado, composta por Zé Caradípia. Ele gravou seis CDs e um DVD.

Nesta noite de sarau, o artista fez uma apresentação solo, com voz e violão, interpretando músicas do CD Zé Caradípia – Acústico, que teve seu pré-lançamento em 2019, na França. O repertório mescla músicas dos mais variados estilos da MPB.

MAIS NOTÍCIAS