Notícias


Alunos da rede municipal, em Pelotas, participarão da Quinzena do Pêssego

Turma do vencedor visitará propriedade rural
21/11/2019 Assessoria de Comunicação de Pelotas / Tânia Magalhães - Fotos: Janine Tomberg
Anterior Próximo

Atrair a atenção da educação para a vocação primária do Município é um dos objetivos da Prefeitura na Quinzena do Pêssego/2019, que se inicia no dia 23 deste mês e se estende até o dia 7 de dezembro, com ampla programação, que inclui a Abertura da Colheita em 1º de dezembro.

O evento será no Rincão da Caneleira, 8º distrito, Rincão da Cruz, sob responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Concurso de redação – Carta ao Produtor de Pêssego – é a principal atividade prevista, envolvendo alunos das escolas da rede municipal, sob coordenação da supervisora de Português, professora da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Michele Lemões.

Todas as unidades de ensino municipais, cujos docentes e estudantes tiverem interesse, poderão participar: os textos deverão ser concluídos e entregues até dia 28, quinta-feira. Equipes da Smed e da SDR salientam que a redação vencedora proporcionará, à turma do autor, uma visita à propriedade do produtor rural Dari Bosembecker, no dia 5 de dezembro.

“Com a participação dos alunos, pretende-se chamar a atenção para a importância da cultura do pêssego no Município, pois envolve grande área cultivada e gera empregos e renda na agricultura e na indústria.

Queremos motivar os estudantes a adquirir mais conhecimento sobre a cultura e a história em torno da produção da fruta na nossa zona rural e, ao mesmo tempo, estimular o consumo tanto in natura como em compota”, salienta o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.

Oficina culinária

“Oficina culinária com pêssego” é mais uma ação, com a participação da Smed, inserida na Quinzena do Pêssego, e será desenvolvida na tarde de quinta-feira (28), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nestor Elizeu Crochemore. Também haverá passeio na fábrica Doces Crochemore, localizada na Vila Nova, 7º distrito, Quilombo.

As aulas terão como público-alvo entre 15 a 20 merendeiras. “Tanto o pêssego de mesa como de compotas estão presentes na merenda escolar. A atividade será importante para atualizar e motivar as profissionais à preparação de receitas com sabor e qualidade”, explica Seidel.

A participação da Smed também se estenderá à Abertura da Colheita, no dia 1º de dezembro, com a apresentação do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) da Emef Nestor Elizeu Crochemore. As Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) possuirão exposições de trabalhos relacionados ao pêssego.

MAIS NOTÍCIAS