Notícias


Fundação de Atendimento Sócio-Educativo divulga os trabalhos vencedores no 4°Concurso Literário

Neste ano, houve a inscrição de 99 trabalhos, dos quais, 33 produções gráficas e 66 textuais
31/08/2021 Ascom Fase | Edição: Secom – Foto: Divulgação

Doze socioeducandos da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) foram premiados no 4° Concurso Literário, aberto para adolescentes das unidades de internação provisória, medida socioeducativa de internação e semiliberdade.

Havia duas modalidades de premiação: produção gráfica e produção textual, sendo os trabalhos inscritos em produção textual divididos em anos iniciais (do primeiro ao quinto ano), ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA). A cerimônia de entrega ocorreu no auditório da sede da Fase em Porto Alegre, na tarde da terça-feira, dia 24 de agosto.

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

O Concurso Literário da Fase busca estimular a autoexpressão dos jovens, valorizando a produção gráfica e textual como forma de despertar o interesse pela leitura e escrita literária. Neste ano, houve a inscrição de 99 trabalhos, dos quais, 33 produções gráficas e 66 textuais.

Presidente da Fase, Sônia D’Avila destacou o envolvimento das equipes da Diretoria Socioeducativa (DSE), dos Centros de Atendimento Socioeducativo (Cases) e dos jovens em mais uma edição do projeto, parabenizando a todos pelo empenho. Lembrou, também, que o estímulo a estes jovens, levando a educação como pauta, é uma das prioridades da Fundação.

Diretora Socioeducativa, Claudia Patel descreveu a importância do concurso literário como instrumento de protagonismo juvenil. “Os jovens conseguem desenvolver a criatividade, potencialidades, especialmente em um momento tão difícil em que ficaram meses distantes de suas famílias por conta da pandemia”, disse.

Os três melhores trabalhos na etapa estadual, em cada categoria, foram avaliados de forma individual por uma comissão designada pela Diretoria Socioeducativa da Fase, que observou, entre vários critérios, a criatividade, originalidade, apresentação e desenvolvimento de texto.

Os trabalhos foram avaliados pelos jurados Sônia Silvestrin, representante da prefeitura de Porto Alegre; Neli Miotto, do Banco do Livro; e Vinicius Brasil, poeta e escritor. A organização do Concurso Literário foi realizada pela DSE, por meio do Núcleo de Esportes, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce), e da Coordenação Pedagógica, com apoio das equipes das unidades.

Título dos trabalhos ganhadores e a instituição

Categoria Produção Gráfica

1º: A mão de Deus - Semiliberdade de Porto Alegre
2º: SOS planeta Terra - Case Novo Hamburgo
3º: O caminho é você que escolhe - Case Passo Fundo

Produção Textual anos iniciais

1º: Vingança não leva a nada - Case Passo Fundo
2º: Planos de um sonhador - CIPCS (Centro de Internação Provisória Carlos Santos), Porto Alegre

Produção textual EJA

1º: Chapeuzinha - Casef (Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino), Porto Alegre
2º: A História da Aldeia Mangará - Semiliberdade Caxias do Sul
3º: Rabisquei esse verso - Case Pelotas

Produção Textual Ensino Médio

1º: A liberdade - CSE (Comunidade Socioeducativa), Porto Alegre
2º: Árvore do conhecimento - Case Santo Ângelo
       Sentimentos - Case Uruguaiana
3º: Uma escolha errada para o caminho certo - CSE (Comunidade Socioeducativa), Porto Alegre

Cadastre-se no Grupo de Notícias do Whatsapp do Portal de Camaquã e receba novas informações todo o dia. Você receberá notícias apenas da nossa redação. O Portal de Camaquã nunca entra em contato para cadastrá-los em novos grupos nem faz qualquer tipo de solicitação por mensagem. Para se cadastrar automaticamente no grupo, clique neste link.

MAIS NOTÍCIAS